Faz mal dormir com seu cachorro? Estudos explicam se hábito é saudável ou não
Será que faz mal dormir com o seu cachorro? Não estamos falando de unicamente uma noite qualquer, mas de todos os benefícios que podem surgir desse simples, mas poderoso gesto de carinho.
Estudos mostram que dormir com seu cão não só melhora o seu sono, uma vez que também traz benefícios para o seu corpo e mente, além de fortalecer ainda mais o vínculo entre vocês.
A simples presença do seu cachorro pode ajudar a diminuir o estresse e a sofreguidão?
Um estudo publicado na Frontiers in Psychology (2019) mostrou que o contato físico com os cães libera ocitocina, o famoso “hormônio do paixão”. Isso diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e traz uma sensação instantânea de relaxamento e bem-estar.
Veja as fotos
Dormir com seu cão fortalece o vínculo emocional entre vocês. Aumento de crédito, mais afeto e um relacionamento ainda mais possante!
E o melhor: dormir com seu cão pode melhorar a qualidade do seu sono! Estudos da Sleep Health Journal(2021) demonstraram que a presença do cachorro na leito pode reduzir pesadelos e melhorar o sota. Esses são os benefícios para o ser humano, mas quais os benefícios para os cães?
Um outro estudo americano feito em 2018(Human-Bicho Interaction Bulletin) revelou que a presença do possuidor reduz significativamente os níveis de sofreguidão nos cães. Ao dormir com ele, você cria um envolvente seguro e hospitaleiro para o seu camarada peludo.
Dormir juntos fortalece ainda mais esse vínculo social
Se você tem um cão que sofre de estresse ou sofreguidão, dormir junto pode ser a chave para um comportamento mais saudável. Um estudo publicado no Journal of Veterinary Behavior (2019) mostrou que cães que têm um vínculo possante com seus donos, mormente através do contato físico, tendem a ser mais equilibrados emocionalmente e menos propensos a desenvolver problemas de comportamento.
A produção de ocitocina não só melhora o vínculo emocional, mas também promove um estado universal de bem-estar. tanto os humanos quanto os cães têm a produção desse hormônio quando interagem fisicamente, o que resulta em uma sensação de prazer e tranquilidade para ambos.
Publicar comentário