Conmebol bane narrador uruguaio após injúria racial contra torcida do Internacional
Entidade afastou jornalista do Pátrio depois ofensa racista durante empate no Margem-Rio; incidente se soma à prisão de torcedor uruguaio por gesto semelhante
A Conmebol tomou uma medida administrativa nesta semana ao proibir o narrador uruguaio Carlos Javier Moreira Echague de comparecer a jogos da entidade por tempo indeterminado. O jornalista, vinculado ao conduto “Pasión Tricolor”, identificado com o Pátrio (URU), foi punido depois proferir ofensas racistas contra torcedores do Internacional durante a partida da última terça-feira (23/4), no Margem-Rio, válida pela período de grupos da Sul-Americana.
O incidente ocorreu logo depois o gol de empate do Internacional, marcado por Fernando. Durante a transmissão da partida, Moreira Echague reagiu aos protestos vindos da torcida colorada com injúrias raciais. “Eles gritaram gol para nós e depois se cagaram. Você veio gritar gol para nós e se cagou. Assim são esses macacos”, disse o narrador.
Veja as fotos
A frase foi dita ao vivo na transmissão solene do veículo “Pasión Tricolor”, que cobre exclusivamente o Pátrio. O conduto, posteriormente, emitiu um expedido pedindo desculpas públicas e afirmou que o jornalista será retirado das transmissões.
A Conmebol informou ao meio de informação que tomou ciência do ocorrido por meio das redes sociais e decidiu, por e-mail solene, suspender o credenciamento do narrador “em partidas organizadas pela entidade por prazo indeterminado”.
O caso de Moreira Echague não foi o único registro de injúria racial envolvendo torcedores do Pátrio na noite do jogo. Ainda no estádio Margem-Rio, um torcedor uruguaio de 29 anos foi recluso em flagrante depois ser filmado imitando um macaco em direção à torcida do Inter. O varão, identificado uma vez que morador de Trinidad — cidade sobre 190 km de Montevidéu —, foi impedido por agentes da Brigada Militar e guiado à delegacia para os procedimentos legais.
A punição ao narrador e a detenção do torcedor somam-se a uma série de episódios recentes de racismo em partidas de clubes sul-americanos, o que tem intensificado o debate sobre medidas disciplinares e campanhas de conscientização nos torneios da Conmebol.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Publicar comentário