Vereador aciona MP por suposta falsificação em acordo que garantiu Ednaldo na CBF
Requerimento enviado ao MPRJ aponta laudo técnico com indícios de que Coronel Nunes não assinou o documento que viabilizou permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF
O vereador Marcos Dias (Podemos-RJ) protocolou um requerimento junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitando investigação sobre a legitimidade do convenção que garantiu a perpetuidade de Ednaldo Rodrigues avante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo o parlamentar, há indícios de que a assinatura do ex-presidente da entidade, Antonio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, presente no documento, pode ser falsa.
O requerimento foi endereçado ao Procurador-Universal de Justiça do MPRJ e inclui um laudo técnico pericial que levanta dúvidas quanto à verdade da assinatura atribuída a Nunes.
Veja as fotos
Laudo técnico aponta escassez de identificação gráfica
A peça médio da denúncia é o Parecer Técnico de Fiscalização Grafodocumentoscópico, assinado pela perita Jacqueline Tirotti. O laudo, anexado ao requerimento, conclui que não foi verosímil identificar a autoria da assinatura atribuída a Nunes no convenção que selou a permanência de Ednaldo Rodrigues.
De convenção com o parecer, “a crença que se pode depreender de todas as características observadas e considerando todas as limitações intrínsecas ao presente inspecção é de NÃO IDENTIFICAÇÃO do punho periciado de ANTÔNIO CARLOS NUNES DE LIMA”. A desenlace técnica reforça a suspeita de falsificação documental, base da solicitação feita por Dias ao Ministério Público.
Parlamentar alerta para riscos à gestão do futebol brasiliano
No requerimento, o vereador destaca que a verosímil falsificação da assinatura compromete a legitimidade do processo que resultou na permanência de Ednaldo no missão sumo da CBF. Para Marcos Dias, os indícios periciais, aliados a reportagens que já levantavam suspeitas sobre a participação de Nunes, configuram “inconsistências robustas e extremamente graves”.
O parlamentar defende que tais elementos podem gerar impactos diretos na governo da entidade e cita riscos à integridade da gestão: “Evidencia-se a existência de riscos concretos, graves e de difícil reversibilidade para a gestão do futebol brasiliano, o que pode comprometer os resultados esportivos e comerciais esperados da CBF”.
Doenças neurológicas e histórico quebradiço cercam figura de Nunes
Reportagens mencionadas no requerimento relatam que, à quadra da assinatura, Antonio Carlos Nunes enfrentava sérios problemas de saúde. Com histórico de tumor cerebral desde 2018, o dirigente foi submetido a diversas cirurgias e apresentava quadro médico de “ataxia e piora recente de déficit cognitivo”, conforme laudos médicos obtidos pelo portal Leo Dias e pelo site O Antagônico.
De convenção com os documentos, Nunes utilizou sua requisito neurológica para justificar judicialmente a incapacidade de firmar qualquer tipo de convenção permitido, alegando não possuir saúde sequer para buscar base da Defensoria Pública ou do Ministério Público.
Controvérsias anteriores envolvem o nome de Nunes
Não é a primeira vez que a participação de Coronel Nunes em decisões administrativas da CBF levanta questionamentos. Durante suas passagens porquê presidente interino da entidade, o dirigente acumulou episódios controversos, porquê o voto só no Marrocos para sede da Despensa do Mundo de 2026, contrariando associação firmada com a Conmebol.
Em 2021, sua esposa, Maria Venina Rosa de Lima, denunciou que o logo presidente longínquo Rogério Mestiço teria convicto Nunes, “sob poderoso pressão”, a assinar uma procuração em seu obséquio. O ato teria ocorrido dois dias antes de uma cirurgia cardíaca, quando Nunes estaria sob efeito de medicação e sem plena compreensão do texto do documento.
MPRJ deve averiguar pedido e sentenciar sobre eventual apuração
O Ministério Público do Rio de Janeiro ainda não se manifestou oficialmente sobre o requerimento apresentado por Marcos Dias. Caso aceite a solicitação, o órgão poderá terebrar procedimento investigativo para apurar a autenticidade do documento e eventuais crimes relacionados, porquê falsidade ideológica ou uso de documento falso.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora naVivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Publicar comentário