“Conclave”: Cardeal brasileiro explica diferença entre o filme e a realidade
O conclave, votação para escolher um novo papa, vem, gerando certa curiosidade dos fiéis e espectadores do filme vencedor do Oscar, que leva o mesmo nome da reunião dos cardeais, para saber porquê é o processo de eleição na vida real. O cardeal Dom Sérgio da Rocha, vigário de Salvador, participou do evento da Igreja Católica neste ano e revelou em entrevista à CNN, que a ficção não se parece com a veras.
“A convívio, é sempre de muito saudação, muito fraterna, não é zero de competição porquê se vê ou de procura de interesses ou de candidatos que vão rivalizar por isso ou por aquilo”, explicou o vigário.
Veja as fotos
O religioso brasílio ainda alertou para que não se confunda o processo com disputa para líderes no meio empresarial ou governamental: “Nós estamos sempre num clima de muita prece, acreditando, buscando a ação de Deus que sempre nos conduz na escolha daquele que melhor possa atender as necessidades da igreja”, afirmou.
Presente da Capela Sistina, onde é realizada a votação dos cardeais, Dom Sérgio vê o filme porquê uma obra de arte, mas que não reflete a sentença real do rito de escolha de um Sumo Pontífice. “O filme não expressa aquilo que nós vivemos. Um envolvente de muito saudação, muito diálogo, muito fraterno, com cardeais de diversas partes do mundo”, apontou.
Publicar comentário