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Correios devem ampliar atendimento a beneficiários do INSS

Correios devem ampliar atendimento a beneficiários do INSS


Reunião entre as duas instituições pode definir porquê os aposentados afetados por fraudes serão atendidos nas agências postais

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e o Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS) têm encontro marcado nesta quinta-feira (15/5) para formalizar uma parceria inédita. O objetivo é usar a capilaridade da rede de agências dos Correios para oferecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos em seus benefícios.

Segundo fontes do portal CNN Brasil, a negociação vem sendo tratada com otimismo pelo Palácio do Planalto, que vê na medida uma chance de melhorar a imagem dos Correios diante da população. A estatal enfrenta desgaste em seguida anunciar, nesta semana, medidas de contenção de gastos que incluem cortes na fardo horária e suspensão de férias de funcionários, consequência de mais um ano de prejuízo financeiro.

Veja as fotos

Reprodução: Agência Brasil

Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS)Reprodução: Filial Brasil

Divulgação: Agência Brasil

CorreiosDivulgação: Filial Brasil

Divulgação

Aplicativo Meu INSSDivulgação


A reunião será a primeira solene entre as diretorias das duas instituições, embora conversas informais já tenham ocorrido. A teoria do governo federalista é viabilizar um ducto físico de atendimento para facilitar o pedido de ressarcimento por segmento dos beneficiários lesados por cobranças não autorizadas.

O argumento é que a presença dos Correios em praticamente todos os municípios brasileiros garante maior aproximação aos segurados, principalmente em regiões onde não há agências do INSS. Paralelamente, o governo tenta sofrear o exposição favorável à privatização da empresa pública, reforçando sua utilidade social.

A Caixa Econômica Federalista também está envolvida na proposta de suporte ao INSS. As tratativas com o banco devem progredir ainda nesta quarta-feira (14), com foco em ampliar o suporte aos beneficiários prejudicados.

Enquanto isso, o INSS deu início, nesta terça-feira (13/5), à notificação dos muro de 9 milhões de segurados que sofreram descontos suspeitos nos últimos anos. Os avisos foram enviados exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, que deve ser utilizado para confirmar se as cobranças foram autorizadas. A medial telefônica 135 segue porquê ducto de suporte, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Já a partir desta quarta-feira (14/5), os aposentados e pensionistas poderão verificar, pelo app, quais associações realizaram os descontos e quais valores foram retirados. Caso não reconheçam as cobranças, poderão solicitar reembolso sem premência imediata de apresentar documentos.

Quando o segurado declara que não autorizou o desconto, o sistema do INSS aciona involuntariamente a entidade responsável para que apresente justificativa e documentação. Se a associação não provar vínculo com o beneficiário, será obrigada a restituir o valor com correção monetária. O repasse será feito pelo INSS diretamente na conta bancária vinculada ao mercê.

A reembolso para os casos mais recentes, ocorridos em abril, deve suceder entre 26 de maio e 6 de junho. Ainda não há data definida para os ressarcimentos referentes a fraudes mais antigas.



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