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Bad Bunny provoca ao recriar foto de um golpe publicitário com imigrantes

Bad Bunny provoca ao recriar foto de um golpe publicitário com imigrantes


Em participação histórica no Saturday Night Live que celebra a sua 50ª temporada, o planeta porto-riquenho transformou em clipe a famosa foto preto e branco do almoço entre 11 operários sentados numa viga de aço no topo de um arranha-céu, em Manhattan, nos Estados Unidos

Em participação histórica no Saturday Night Live que celebra a sua 50ª temporada, Bad Bunny recriou a famosa foto preto e branco do almoço entre 11 operários sentados numa viga de aço no topo de um arranha-céu, em Manhattan, nos Estados Unidos. A teoria foi pensada para a performance de “NUEVAYoL”, um dos maiores êxitos do álbum “Debí Tirar Más Fotos”. Mas enfim, você já se perguntou sobre a história por trás deste registro?

A foto é de 1932 e foi tirada durante a construção do Prédio RCA, no Rockefeller Center, em Novidade York, que em 1988 foi rebatizado de Prédio GE. A releitura da imagem em formato de clipe pelo artista porto-riquenho, ao vivo na TV americana, soa uma vez que uma provocação, uma sátira social, mesmo que ilusória sobre a precariedade em que imigrantes são expostos.

Veja as fotos

Bad Bunny em performance de "Nuevayol" no Saturday Night Live / Reprodução: NBC

Bad Bunny em performance de “Nuevayol” no Saturday Night Live / Reprodução: NBC

Bad Bunny em performance de "Nuevayol" no Saturday Night Live / Reprodução: NBC

Bad Bunny em performance de “Nuevayol” no Saturday Night Live / Reprodução: NBC

1932 Lunch Atop A Skyscraper preto branco trabalhador da construção civil foto icônica Rockefeller Plaza pôster arte de parede decoração Muarl

1932 Lunch Atop A Skyscraper preto branco trabalhador da construção social foto icônica Rockefeller Plaza pôster arte de parede decoração Muarl

Bad Bunny em performance de "Nuevayol" no Saturday Night Live / Reprodução: NBC

Bad Bunny em performance de “Nuevayol” no Saturday Night Live / Reprodução: NBC


Naquele ano, o The New York Herald-Tribune publicou a foto dos homens em pausa de trabalho, a 268 metros de profundidade, almoçando.

Mas a verdade é que trata-se de uma foto publicitária, tirada durante a construção do 69º marchar do RCA Building no Rock Center. Detalhes inéditos foram descobertos por cineastas irlandeses.

O site Rockfeller Center informa que em 2010, Seán Ó Cualáín e seu irmão, Éamonn, encontraram uma traslado da foto na parede de um pequeno pub em Shanaglish, Galway, Irlanda.

“Ao lado da foto, havia um bilhete de Pat Glynn, fruto de um emigrante sítio, que afirmava que seu pai e seu tio estavam sob efeito de drogas”, conta Seán.

“Eu sabia muito pouco sobre a foto, além de ter desenvolvido com o mito de que todos os homens nela eram irlandeses. Logo, ficamos intrigados. Quando saímos do pub, o possuidor já havia nos oferecido o número de Pat e partimos dali.”

Cabe manifestar; a procura deles para desvendar o mistério da foto resultou no premiado documentário de 2012, “Men at Lunch”

“A maior surpresa foi que, apesar do apelo mundial da foto, ninguém havia tentado deslindar quem eram os homens ou o fotógrafo até nós. Estávamos literalmente começando do zero e, sem a ajuda e o exaltação da arquivista do Rockefeller Center, Christine Roussel, estaríamos em apuros. Depois de examinar dezenas de fotografias do registro tiradas durante a construção do Núcleo, Roussel conseguiu identificar dois dos homens: Joe Curtis, que está sentado na terceira posição da direita, e Joseph Eckner, o terceiro varão da esquerda. Infelizmente, devido a limitações de cronograma e orçamento, os cineastas não conseguiram deslindar muito mais sobre eles além de seus nomes”, explicou ele.

A retrato nem sequer é uma foto espontânea, sendo assim, do golpe publicitário do Rockefeller Center sabe-se pouco ou quase zero. O fotógrafo, assim uma vez que os outros trabalhadores permanecem oficialmente anônimo.



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