Pós-série B, jejum e pressão da torcida: como está o Santos para volta de Neymar
Em reconstrução posteriormente primeira temporada na Série B, o Santos vive dias difíceis antes da chegada de Neymar
O torcedor do Santos está em êxtase com a volta de Neymar Jr. ao clube! No entanto, os últimos anos do clube não foram zero fáceis: jejum de títulos; crise financeira; rebaixamento à série B; e testemunhar aos principais ocupar títulos. O portal LeoDias te explica um pouco do cenário do clube da baixada santista para o retorno do ídolo.
Queda à Série B e cenário de crise
Neymar volta ao Santos justamente posteriormente os dois piores anos da história do clube: queda à segunda repartição em 2023; e a disputa da série B em 2024. Entre 2021 e 2023, o Santos ainda passou pelo vexame de litigar contra o rebaixamento no campeonato paulista e sequer conseguiu figurar entre os clubes classificados para o mata-mata da competição estadual.
Veja as fotos
No ano pretérito, o clube voltou a ter bom desempenho no Paulistão e conseguiu retornar a final da competição posteriormente 7 anos. Na série B, mesmo com o título da competição, o Santos ficou longe de satisfazer o torcedor e viveu altos e baixos.
Mesmo com a volta para a primeira repartição em 2025, os problemas ainda perseguem o clube da baixada santista. No primórdio da atual temporada, o Santos vem encontrando dificuldade para se adequar ao trabalho do novo técnico português Pedro Caixinha. Em 5 jogos na temporada, o clube venceu unicamente um e vem de 3 derrotas consecutivas.
Jejum de títulos e frustrações recentes
Desde a saída de Neymar, o Santos chegou a ter times competitivos na última dez. No entanto, ainda assim, o clube vive em jejum de títulos desde 2016, quando conquistou o campeonato paulista pela última vez.
Dentre as principais frustrações vividas pelo torcedor santista estão o vice-campeonato da Despensa do Brasil em 2015, o vice do campeonato brasílio em 2019 e o vice da Libertadores em 2020. Posteriormente os insucessos, o clube passou a viver momentos difíceis e enfileirar anos brigando para não desabar no Paulistão e no Brasílio a partir de 2021.
Posteriormente conseguir evadir entre 2021 e 2022, em 2023 o dolorido e inédito rebaixamento à segunda repartição acabou acontecendo.
Porquê está o elenco do Peixe
O atual elenco do Santos não é lá tão animador. Dentre os principais destaques estão o atacante Guilherme, remanescente do título da Série B da temporada passada, o centro-avante Tiquinho Soares, recém-chegado do Botafogo, e atacante Deivid Washington, que está retornando ao Santos por empréstimo do Chelsea, da Inglaterra, e o meio-campista venezuelano Yeferson Soteldo. Quem também está prestes a chegar é o volante Zé Rafael, do Palmeiras.
Além de Neymar e os atacantes citados, o clube também se reforçou com o lateral recta prateado Leo Godoy, vindo do Athletico-PR, o zagueiro Luisão, do Novorizontino, o zagueiro Zé Ivaldo, do Cruzeiro, o meio-campista Thaciano, do Bahia, e os atacantes Gabriel Veron e Wendel Silva, do Porto, e Barreal, do Cruzeiro.
Por mais que tenha se reforçado, para sonhar com títulos, o Santos deverá se substanciar no mercado. Segundo o Uol, Neymar chegou a sugerir uma lista de reforços que incluem Paulo Henrique Ganso e Thiago Silva, do Fluminense, o lateral Marcelo, sem clube, e o prateado Leandro Paredes, da Roma. Outro nome sugerido por Neymar foi o do volante Arthur Melo, da Juventus, o qual o Santos chegou a negociar, mas acabou superado pelo Girona, da Espanha.
Publicar comentário