Gravidez durante a gravidez: Especialista explica o fenômeno vivido por brasileira
A brasileira Evelyn Silva explodiu na internet posteriormente revelar que engravidou enquanto já estava grávida. O portal LeoDias conversou com a Dra. Renata Moedim, médica ginecologista e obstetra, para entender uma vez que a situação extremamente rara pode intercorrer.
Ela explica: “Superfetação é um fenômeno vasqueiro em que uma segunda gravidez ocorre junto com uma já existente. Ela ocorre com a ovulação, fertilização e implantação de um segundo embrião durante a gravidez. Outro óvulo (ovo) é fertilizado pelo sêmen e implantado no útero dias ou semanas depois do primeiro”.
Veja as fotos
A médica diz que, apesar de terem sido concebidos em datas diferentes, os bebês são gêmeos: “Os bebês nascidos de superfetação são frequentemente considerados gêmeos, pois podem nascer durante o mesmo parto no mesmo dia”.
Dra. Renata conta que não há muitos riscos neste tipo de gravidez: “As chances de ter uma gravidez saudável nestes casos são boas. A maioria dos casos confirmados de superfetação envolve gêmeos com somente algumas semanas de diferença. O importante é o seguimento médico que pode sugerir o melhor momento para o parto para maximizar a chance de um parto saudável envolvendo ambos os bebês”.
A gravidez durante a gravidez acontece por pretexto de diferença hormonal na mãe: “Essa exigência se deve ao aumento atípico dos níveis do hormônio estradiol na tempo lútea média, que começa depois da ovulação e pode porfiar de uma a três semanas. Ocorre uma segunda vaga de recrutamento folicular, ou seja, tem início o desenvolvimento de um novo óvulo e, por consequência, uma novidade ovulação”.
Ela explica as condições para que aconteça: “Para que a superfetação ocorra sem tecnologia de reprodução assistida (ART), você passaria por dois ciclos menstruais, um posteriormente o outro. Cada ciclo resultaria em uma gravidez. O cenário seria assim: Durante seu primeiro ciclo, seu corpo libera um óvulo, vocês têm relações sexuais, e portanto o óvulo é fertilizado e se torna um embrião. O embrião se implanta em seu revestimento uterino e começa a crescer. Durante seu próximo ciclo, os mesmos eventos acontecem, e o novo embrião se junta ao outro em seu útero”.
Publicar comentário