Alok trará mega show reflexivo ao Pacaembu: “Diferente de tudo que já fizemos”
Alok trará a apresentação que deu início ao movimento “Keep Art Human” no Coachella ao Pacaembu em São Paulo no dia 28 de junho
No Coachella, Alok deu início ao movimento “Keep Art Human”, com um show provocativo e reflexivo que traz a união entre o desenvolvimento tecnológico e sentença artística humana. Em tapume de um mês e meio, Alok trará essa proposta iniciada nos palcos da Califórnia em uma apresentação “dissemelhante de tudo que já fizemos”, afirma o DJ, que no dia 28 de junho trará à Redondel do Pacaembu uma edição próprio de sua turnê “AUREA”, com mega estrutura tecnológica, convidados especiais, show de dançarinos coreografados e shows de lasers e drones, campanhas em prol do meio envolvente e uma mensagem que planeja se perpetuar pelas próximas gerações: a valorização da arte e da ancestralidade humana.
“Vai ser um show completamente dissemelhante de tudo que a gente já fez, porque a gente está criando ele ainda. Logo vai ter o que já estava pronto no Coachella, mas vão ter blocos novos integrados com dançarinos, lasers e drones, a dinâmica do palco também vai ser dissemelhante que tudo que nós já fizemos. Mas vamos ter também um tino de urgência que não se tinha antes do Coachella: de que é muito importante investir na cultura, porque ela sempre nos protegeu”, afirmou Alok em resposta ao portal LeoDias em coletiva com a prelo nesta terça-feira (13/5).
Veja as fotos
Segundo Alok, cada show porquê esse traz uma história; uma história que ele faz questão de ressaltar que não conta sozinho. No dia 28 de junho no Pacaembu, artistas indígenas integrantes do movimento “O Horizonte É Avito”, que já trabalharam com o DJ brasílio em outros projetos, sobem ao palco juntos de dançarinos brasileiros que irão realizar a performance apresentada pelo na Califórnia pelo grupo internacional “Urban Theory” – um quadro humano interativo.
O show também contará com um ato de introdução e a participação de um convidado próprio, que segundo Alok, “é um patrimônio cultural e uma figura disruptiva no contexto de São Paulo, que vai trazer um paisagem transgeracional”.
Arte Precisa de Espírito
Mais que unicamente que uma mega apresentação, Alok planeja trazer ao Brasil uma mensagem de conscientização sobre o porvir sustentável, sobre a valorização da cultura humana e da responsabilidade no uso da tecnologia. “É um movimento que nasceu nos palcos do Coachella, mas que não é um “movimento do Alok”. Vai muito aliás”, descreveu.
A apresentação de Alok no Pacaembu, por exemplo, está atrelada a uma campanha de reflorestamento promovida pelo artista, que vai plantar o equivalente a 12 Pacaembus de vegetação original da Mata Atlântica, com escora de drones para entrada a áreas de difícil entrada. Segundo divulgado, a iniciativa teria incentivado ao longo do último ano a plantação de mais de 300 milénio mudas de árvores. “Sempre que você vegetal uma árvore, você coloca esperança no porvir”, declarou Alok.
A preocupação com o porvir e com as próximas gerações é inclusive um dos objetivos do DJ com a apresentação, que promete iniciar um debate sobre porquê a tecnologia pode ser uma importante aliada, mas não deve se tornar mais importante que a produção artística humana.
“[Nós, a geração atual,] entendemos que a AI (Lucidez Sintético) pode ser prejudicial, mas do que adianta se as novas gerações não se importam com isso? Por isso que eu falo que é muito importante essa conscientização. Quando a gente divulga o meu drone, ou outra tecnologia usada no show, é uma forma de vulgarizar outras coisas mais importantes”, explicou.
“A gente secção de uma premissa que o ser humano não pode fazer isso; só se fosse IA. Só se fosse computação gráfica. Logo quando a gente vem e diz que a gente pode fazer até melhor, é porque a gente faz um show de drones com programação feita por humanos. Potencializamos a voz de artistas indígenas. Mostramos que a gente precisa valorizar a arte humana, e que isso pode ser feito através da tecnologia. Que a arte mais do que nunca vai ser uma forma de resistência e por isso a gente consegue manifestar: keep art human (mantenha a arte humana, mote adotado no manifesto adotado pelo artista em sua novidade turnê)”, completou Alok.
As vendas para o show de Alok da “AUREA Tour – Keep Art Human” já estão abertas. O evento ocorre no dia 28 de junho na Mercado Livre Arena Pacaembu.
Publicar comentário