google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Atriz de Emília Pérez pode ser desclassificada? Saiba histórico do Oscar

Atriz de Emília Pérez pode ser desclassificada? Saiba histórico do Oscar


Em querela feita contra Fernanda Torres, Karla Sofía Gascón teria desrespeitado regra de divulgação do Oscar

Os bastidores do Oscar estão borbulhando após a grave acusação feita por Karla Sofía Gascón, protagonista de Emília Pérez, contra Fernanda Torres e a equipe de Ainda Estou Aqui. Em entrevista a Folha de São Paulo, a atriz acusou a equipe que está no entorno da brasileira de promover ataques contra o filme gaulês. A fala teria descumprido um dos regulamentos de divulgação do Oscar e poderia gerar a desclassificação de Gascón. O portal LeoDias foi detrás de entender qual costuma ser a postura da Liceu frente a situações porquê essa.

Veja as fotos

Reprodução/ Folha de S. Paulo/ Globo de Ouro

Atriz de “Emília Pérez” acusa equipe de Fernanda TorresReprodução/ Folha de S. Paulo/ Mundo de Ouro

Reprodução/ Folha de S. Paulo/ Globo de Ouro

Atriz de “Emília Pérez” acusa equipe de Fernanda TorresReprodução/ Folha de S. Paulo/ Mundo de Ouro

Reprodução Instagram

Karla Sofia Gascón, atriz espanhola que protagoniza o filme “Emilia Pérez”Reprodução Instagram

Reprodução Instagram

Karla Sofia Gascón, atriz espanhola que protagoniza o filme “Emilia Pérez”Reprodução Instagram

Reprodução: Netflix

Emilia PérezReprodução: Netflix


Qual regra pode punir Gascón?

A regra que Gascón teria descumprido seria a de pessoas envolvidas com filmes indicados não devem “declarar decisões, preferências ou estratégias, compartilhar informações enganosas, negativas ou fazer referência se um filme atende ou não aos padrões da premiação durante a campanha pelo prêmio”. Uma vez que punição está descrito que “membros da Liceu que violem levante regulamento estão submetidos a um ano de suspensão de sua adesão para quem violar as regras pela primeira vez, e expulsão para violações subsequentes”.

No entanto, segundo a Rolling Stone, as falas de Karla Sofía Gascón chegaram a membros da junta de governadores da Liceu, responsáveis por empregar punições, e a atriz não corre risco de suportar punição uma vez que, segundo as fontes do veículo, “zero depreciativo foi dito sobre o filme ou sobre atuação”.

Atriz quase foi desclassificada em 2023

Não há no histórico da Liceu um caso que tenha gerado a expulsão ou suspensão de uma atriz por descumprir regras. No entanto, em 2023, Andrea Riseborough, indicada ao prêmio de melhor atriz principal por sua atuação em “To Leslie”, foi investigada pela Liceu por romper um regulamento de “entrar em contato com os membros da Liceu diretamente e de maneira fora do escopo das regras para promover um filme ou uma conquista para a consideração do Oscar”. Riseborough fez campanha ao lado de atrizes membras da ateneu em jantares porquê Courteney Cox, Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston, Demi Moore. A atriz e a produção do longa também foram investigados por “promover competição” com outras artistas e filmes indicados.

Riseborough e a produção do filme foram investigados por uma publicação feita na página solene do longa em que um trecho escrito por um crítico de cinema, membro  foi destacada: “Por mais que eu admire o trabalho de Blanchett em Tár, minha atuação feminina favorita levante ano foi interpretada pela camaleônica Andrea Riseborough no drama pungente do diretor Michael Morris sobre uma mãe na encruzilhada final em sua vida depois que ela perdeu tudo devido à bebida. Com um roteiro perspicaz de Ryan Binaco e óptimo trabalho coadjuvante de Marc Maron, Andre Royo, Allison Janney, Stephen Root, To Leslie está ao lado de Leaving Las Vegas e Crazy Heart porquê clássicos modernos sobre os estragos do alcoolismo”.

Apesar da Liceu ter franco investigação contra a atriz, foi constatado que a publicação não descumpria regras estabelecidas e Risoborough acabou por concorrer ao prêmio. No entanto, acabou superada por Michelle Yeoh, com “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Artistas já foram punidos e até banidos pelo Oscar

Punições e até banimentos não são novidade na premiação organizada pela Liceu de Artes e Ciências Cinematográficas. Uma longa lista de artistas renomados já sofreram punições severas no Oscar.

O caso mais recente, em 2022, envolveu Will Smith, que acabou repudiado de participar de qualquer evento da Liceu por 10 anos depois dar um tapa no rosto de Chris Rock durante a premiação.

Antes do ator, em 2004, a atriz Carmine Caridi se tornou a primeira a ser banida permanentemente da cerimônia por repartir ilegalmente fitas de filmes que ainda seriam lançados para seu companheiro Russel Sprauge.

Richard Gere recebeu uma punição severa de 20 anos de exílio por desrespeitar o protocolo da cerimônia em 1993, durante a divulgação do prêmio de Melhor Direção de Arte, para denunciar conflitos provocados pela China na região do Tibete. O ator se manifestou por ser budista praticante.

O renomado diretor Roman Polanski foi repudiado permanentemente da Liceu em 2018 depois ser réprobo por pedofilia.

Outros nomes fortes também foram banidos do Oscar por crimes sexuais porquê o caso do produtor Harvey Weinstein, em 2017, o ator Bill Cosby, em 2018, e o diretor de retrato Adam Kimmel.



Source link

Publicar comentário