google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Autenticidade ou retrocesso? Influenciadores comentam impacto da remoção dos filtros do Instagram

Autenticidade ou retrocesso? Influenciadores comentam impacto da remoção dos filtros do Instagram


A partir desta terça-feira (14/1), o Instagram deixará de oferecer filtros de realidade aumentada criados por perfis públicos. A decisão faz segmento de uma reforma anunciada pela Meta para redirecionar esforços a novas funcionalidades da plataforma.

Veja as fotos

Reprodução: Instagram/Karen Feitosa

Karen Feitosa, skatista profissional e perito em marketing do dedoReprodução: Instagram/Karen Feitosa

Reprodução: Instagram/Renato Shippee

Renato Shippee, influenciador do dedoReprodução: Instagram/Renato Shippee

Reprodução: Instagram/Rico Melquíades

Rico Melquíades, influenciador e humoristaReprodução: Instagram/Rico Melquíades

Reprodução: Instagram/Alvaro

Alvaro, influenciador do dedoReprodução: Instagram/Alvaro

Reprodução: Instagram/Gabô Pantaleão

Gabô Pantaleão, influenciadora e humoristaReprodução: Instagram/Gabô Pantaleão


Os filtros personalizados se popularizaram nos últimos anos, com criações que somaram bilhões de interações, mas agora darão espaço a outros recursos. A medida tem gerado opiniões divididas entre especialistas e criadores de teor.

Para Karen Feitosa, skatista profissional e perito em marketing do dedo, a mudança é positiva. A profissional explica que a retirada dos filtros representa um progressão no incitação à autenticidade e à liberdade de frase: “Acredito que será um passo para sermos quem somos, sem temer. Creio que vai ativar muitas identidades e quem tem identidade firmada vive feliz independente do que falam! Será um passo para as pessoas se tornarem mais livres e serem mais verdadeiras – que inclusive, é o que mais falta no mundo”, comentou.

Renato Shippee, pai do famoso filtro “Karen Kardasha”, expressou um misto de tristeza e otimismo. Sua geração, usada até por celebridades uma vez que Madonna, alcançou mais de 3 bilhões de impressões, marcando uma era de sucesso no Instagram. Apesar disso, ele vê a mudança uma vez que uma oportunidade para evolução: “Estou triste porque tenho uma história de sucesso usando filtro no ‘Insta’. Mas eu acho que o mundo só gira porque as coisas mudam mesmo. A gente sai da zona de conforto e se adapta a novas realidades. Ter poros, manchinhas na pele e estrias talvez seja normalizado numa forma muito formosa e oriundo”, opina, ressaltando que os padrões de venustidade podem ser atualizados com a novidade.

Já o influenciador e humorista Rico Melquiades, publicado por sua participação no reality show “De Férias com o Ex Brasil: Celebs 2”, vê uma vez que negativa a decisão da Meta. Ele questionou a prioridade dada à remoção dos filtros e destacou que ninguém é obrigado a compartilhar uma versão sem filtros de si mesmo. “Quer me ver mal-parecido, vem na minha morada, entendeu? É aquele ditado. ‘Ah, mas isso está causando nas pessoas um gatilho, de querer permanecer igual o filtro’… Nesse caso essas pessoas precisam de terapia”, desabafou.

Alvaro, criador de conteúdo que ficou famoso com vídeos de humor no TikTok e no Instagram, destaca que a remoção dos filtros pode simbolizar uma mudança positiva no comportamento nas redes. “Eu adorava os filtros, usava mais para gerar teor e trebelhar, tipo o da explosivo, clássico. Mas acho que o término deles é uma chance de quebrar o padrão de sublimidade que as redes sociais criaram. Mostrar nossa venustidade oriundo (risos), mostrar quem a gente realmente é pode ser libertador”, afirmou.

A influenciadora Gabô Pantaleão, que conquistou popularidade por sua reação espontânea a vídeos na internet, também se posicionou sobre o término dos filtros. “Gente, sem filtros agora? Vou ter que investir em skincare e simpatia! Mas, falando sério, acho que é um jeito de lembrar que venustidade de verdade não tem edição. Vamos rir mais, ser reais e menos perfeitos. No término, quem brilha mesmo é quem tem carisma e autenticidade!”, afirmou. Para Gabô, a decisão pode incentivar uma maior autenticidade e uma visão mais oriundo sobre o que significa ser belo nas redes sociais.

Apesar da remoção, filtros podem continuar a ser usados por meio de outros aplicativos. Outrossim, os filtros originais da plataforma continuarão ativados. Para achá-los, basta acessar o perfil do Instagram ou do Facebook na rede social. Depois, é só tocar no ícone de três estrelas e usar os filtros disponíveis.



Source link

Publicar comentário