Biden tentou esconder saúde debilitada em busca da reeleição, revela livro
Diagnosticado com cancro de próstata, Joe Biden exibiu sinais de desgaste físico em discursos e aparições públicas durante campanha
“Vício Original”, livro lançado nesta terça-feira (20/5), revela que Joe Biden tentou mascarar problemas de saúde para tentar se reeleger à presidência dos Estados Unidos. Mesmo com o esforço para passar firmeza, o ex-presidente deu sinais de desgaste físico em discursos e eventos públicos. O diagnóstico de cancro de próstata em estágio avançado só veio à tona posteriormente sua saída do incumbência.
Inclusive, o livro revela que os sinais de desgaste não chamaram atenção unicamente do público durante seus discursos, porquê no primeiro debate com o atual presidente, Donald Trump, mas também nos bastidores da Moradia Branca. Entre memes virais e falas desconexas, Biden já enfrentava dificuldades de concentração e desempenho, agora expostas no livro assinado por Jake Tapper e Alex Thompson.
Veja as fotos
Para inventar a publicação, os jornalistas reconstituíram conversas em caráter reservado entre o presidente e integrantes do Congresso, com muro de 200 fontes. Nos bastidores, relatos dão conta de que Biden confundia funcionárias com quem convivia há décadas e até amigos próximos e rostos notórios. Em um evento de arrecadação de fundos, por exemplo, ele esqueceu quem era George Clooney.
No entorno de Biden, sua saúde já era motivo de preocupação. Trechos do livro chegaram a ser divulgados antemão, enquanto assessores se esforçavam para sofrear os burburinhos. Na sinopse, os jornalistas afirmam que políticos próximos ao ex-presidente preferiram se enganar, convencendo a si mesmos de que ele estava muito tudo em nome da missão de derrotar Donald Trump.
No termo, o projecto não funcionou e muro de cinco meses posteriormente entregar a presidência ao seu rival, Biden tornou público o diagnóstico de cancro de próstata, com escore de Gleason 9, o mais cima nível de agressividade da doença, já com metástase óssea. Sob os cuidados de uma equipe médica especializada, o ex-presidente agora passa por avaliações para definir o protocolo mais adequado de tratamento.
Publicar comentário