google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Bruno Fratus é nomeado embaixador de saúde mental do COI

Bruno Fratus é nomeado embaixador de saúde mental do COI


O nadador Bruno Fratus, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020 foi nomeado uma vez que Emissário de Saúde Mental do Comitê Olímpico Internacional (COI). Jubilado das competições desde o ano pretérito e atualmente treinador nos Estados Unidos, o brasílico superou lesões e questões de saúde mental durante sua trajetória.

A frustração por não ocupar uma medalha no Campeonato Mundial de 2011 trouxe consequências pesadas para Fratus. Consequências invisíveis que se agravaram entre as Olimpíadas de Londres-2012 e os Jogos Rio-2016. Naquele momento, sua saúde mental passou a ser a maior prioridade.

Veja as fotos

Reprodução/brunofratus

Reprodução/brunofratus

qOmBk77J 1200x900 1

Reprodução/brunofratus

Reprodução/brunofratus

Reprodução/brunofratus

Reprodução/brunofratus


“Vamos cuidar uns dos outros. É por isso que estou tão entusiasmado em ser um Emissário da Saúde Mental do COI. Parece uma oportunidade de fazer um pouco com todas as informações preciosas que coletei ao longo dos anos. Estou muito entusiasmado para ajudar, principalmente quando sabemos que problemas de saúde mental podem ser superados com a assistência adequada. Não há problema em lutar. Eu e meus colegas embaixadores estaremos sempre prontos para ajudar”, disse Fratus.

Fratus, um dos maiores nomes da natação brasileira, anunciou a aposentadoria em 2024, pouco antes dos Jogos Olímpicos de Paris. Uma lesão que o acompanhou por anos e fez penetrar mão do sonho de ir às Olimpíadas.

“Eu realmente não queria me reformar. Tive muitas lesões para continuar, mas, na minha cabeça, eu ainda sou um desportista. Eu queria competir em 2024 e 2028, para completar cinco Jogos Olímpicos. Mas a idade chega para todo mundo, claro? Comecei a fazer cirurgias recorrentes e fiquei em restauração por um ano e meio. Você começa a perder sua identidade. Você não é mais um competidor. Quando voltei a nadar, comecei a tolerar fortes crises de sofreguidão além de toda a dor. Um dia, tive que tirar a cabeça da chuva porque simplesmente esqueci uma vez que nadar. Minha esposa Michelle (que foi treinadora de Bruno) disse: ‘Vamos lá. Acabou.’ O desportista dentro de mim está vivo, mas agora canalizo essa força para outro lugar produtivo”, afirma.

A sofreguidão e a empolgação andam juntas agora. Fratus quer trazer a experiência e as vivências da curso de nadador para dar suporte a outros atletas. Repto novo que vem pleno de motivação.

“As pessoas admiram os atletas. Quero ajudar a espalhar a vocábulo para além dos atletas, para o resto do mundo. Nunca desista. É o que eu sempre digo: seja irritante, seja um incômodo, não desista. Passei por momentos muito difíceis. Estamos falando de dias em que você se questiona se deveria estar vivendo. Foi quando comecei a trabalhar com Carla Di Piero, uma psicóloga no Brasil, e comecei a jornada para me tornar um desportista melhor e mais inteligente, mental e emocionalmente. Falamos sobre mudar o mundo através do esporte, a Trégua Olímpica. Eu realmente acredito nisso. Quero desempenhar qualquer papel que puder para melhorar a vida dos atletas”, finaliza.

Conquistas Bruno Fratus

Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020
2x Prata (50m livre) no Campeonato Mundial (2019 / 2017)
Prata (4x100m livre) no Campeonato Mundial (2017)
Bronze (50m livre) no Campeonato Mundial (2015)
Ouro (50m livre) no Gold Coast (2014)
Bronze (4x100m livre) no Gold Coast (2014)
3x Medalha de Ouro (4x100m livre) nos Jogos Pan-Americanos (2011 / 2015 / 2019)
Medalha de Ouro (4x100m medley) nos Jogos Pan-Americanos (2011)
Medalha de Ouro (50m livre) nos Jogos Pan-Americanos (2019)
2x Medalha de Prata (50m livre) nos Jogos Pan-Americanos (2015 / 2011)

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Source link

Publicar comentário