Carnaval 2025: Entenda como são avaliadas as escolas de samba no Rio e em São Paulo
Critérios de avaliação, pontuação e desempate determinam a campeã do desfile
A apuração dos desfiles das escolas de samba é um momento decisivo no Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo. A avaliação segue um conjunto rigoroso de critérios, e cada pormenor pode definir o resultado final da competição. Confira os detalhes do processo que decide as campeãs dos desfiles de Carnaval.
Avaliação das escolas de samba em São Paulo
Na capital paulista, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) adota um sistema de julgamento fundamentado em nove quesitos: simetria, samba-enredo, bateria, enredo, fantasia, parábola, mestre-sala e porta-bandeira, percentagem de frente e evolução.
Veja as fotos
Cada quesito é estimado por quatro jurados, que atribuem notas entre 8 e 10, em escalas decimais. A menor nota recebida em cada quesito é descartada, e, em caso de empate, as notas previamente eliminadas são somadas. Caso a paridade persista, o critério de desempate segue uma ordem previamente sorteada e divulgada às escolas.
Ao final da apuração, as duas escolas com menor pontuação são rebaixadas ao Grupo de Aproximação, enquanto as duas melhores do Grupo de Aproximação garantem vaga no desfile do Grupo Próprio no ano seguinte. As cinco primeiras colocadas voltam à avenida no Desfile das Campeãs.
O sistema de julgamento no Rio de Janeiro
No Rio, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) é responsável pelo julgamento, que segue um formato semelhante ao de São Paulo, mas com algumas particularidades.
Os desfiles são analisados por 36 jurados distribuídos em quatro cabines ao longo do Sambódromo. Cada um deles avalia um único quesito, sem interferência externa, e é obrigado a justificar qualquer nota subordinado a 10.
As notas variam de 9 a 10, e a menor pontuação de cada quesito é desconsiderada na apuração final. As notas são mantidas em sigilo até o momento da apuração, realizada na Quarta-Feira de Cinzas.
Os quesitos avaliados
Os desfiles das escolas de samba são avaliados com base em critérios técnicos e artísticos que garantem a qualidade e a competitividade do espetáculo. Os quesitos analisados são:
Parábola e Adereços: Avalia a concepção e originalidade dos carros alegóricos e elementos cenográficos;
Bateria: julga a simetria e compasso dos ritmistas, além da originalidade na realização do samba.
Percentagem de Frente: Analisa a coreografia, impacto visual e função de apresentação da escola.
Enredo: Verifica a conformidade e nitidez da narrativa contada pelo desfile.
Evolução: Avalia a fluidez do desfile, evitando correria ou buracos na formação.
Fantasia: Considera o retoque, luxo e originalidade das fantasias apresentadas.
Simetria: Examina a sintonia do quina dos componentes com o samba-enredo.
Rabino-Sala e Porta-Bandeira: Julga a elegância e técnica do par responsável por apresentar o pavilhão da escola.
Samba-Enredo: Avalia a letra, melodia e sua adequação ao tema proposto.
O Papel dos Jurados
Os jurados são escolhidos pela Liesa e pela Liga-SP por seu “notório saber” sobre os quesitos avaliados. No Rio, eles são treinados previamente e isolados durante o desfile para evitar influências externas.
Apesar da expertise dos julgadores, há debates sobre a constituição do corpo de jurados. “Nós estamos questionando a falta de negritude no júri. Uma vez que a negritude, criadora da procissão, não está lá? Estamos questionando isso”, pontuou o comentarista Milton Cunha.
O Impacto de Penalizações
As escolas começam o desfile com nota máxima e perdem pontos por erros cometidos ao longo do trajectória. Problemas porquê falhas mecânicas em carros alegóricos, buracos na formação e atrasos podem comprometer a pontuação. “Todas as escolas entram com a nota 10 e elas vão perdendo os décimos nos erros no 1 km do desfile”, explicou Milton Cunha.
A precisão na realização dos quesitos avaliados é fundamental para ocupar o título. O resultado final da apuração diadema a escola que conseguir alinhar técnica e emoção, garantindo um espetáculo memorável para o público e os jurados.
Publicar comentário