google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Carnaval e altas temperaturas: Confira previsão do tempo nas capitais brasileiras

Carnaval e altas temperaturas: Confira previsão do tempo nas capitais brasileiras


A vaga de calor que se estende pelo Brasil deve impactar significativamente o Carnaval, com previsões de altas temperaturas em várias capitais. De conformidade com a Climatempo, a novidade vaga de calor terá início na sexta-feira (28/2), e deve persistir até pelo menos 5 de março, afetando principalmente os estados do Sudeste e do Sul.

Em São Paulo, a expectativa é de um Carnaval com temperaturas alcançando até 34°C, com predominância de sol e pouca chuva. O Rio de Janeiro também enfrentará calor intenso, com máximas podendo chegar a 38°C, sem previsão de chuvas durante o período festivo.

Veja as fotos

Reprodução

Carnaval de ruaReprodução

Reprodução: Instagram

Evento realizado em 2024 no Carnaval de SalvadorReprodução: Instagram

Divulgação: Léo Queiroz

Carnaval 2025 está chegando; se prepare para a torcida!Divulgação: Léo Queiroz


No Nordeste, as capitais porquê Salvador e Recife também devem registrar altas temperaturas. Em Salvador, a máxima prevista é de 32°C, com a possibilidade de pancadas de chuva. Já em Recife, as temperaturas devem remoinhar em torno dos 30°C, com sol e nuvens, além de chance de chuvas durante o dia e à noite.

A novidade vaga de calor é a quinta registrada no Brasil em 2023, sendo que as anteriores afetaram principalmente o Sul e partes do Sudeste e Meio-Oeste. Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que Porto Contente pode ser a capital mais quente, com máximas chegando a 39°C, e áreas do leste do Rio Grande do Sul podendo registrar até 43°C.

O início de março deve continuar apresentando temperaturas elevadas, refletindo um padrão que pode se estender por todo o mês. A Climatempo prevê que março será quente em grande secção do Brasil, principalmente no centro-leste e na região amazônica. Outrossim, a desconfiguração do fenômeno La Niña ao longo do mês pode influenciar o clima, facilitando a ingressão de massas de ar insensível e afetando o regime de chuvas.

As previsões indicam que o Sul do país enfrentará calor intenso até murado do dia 10 de março, com risco de tempestades. No Sudeste, o calor deve persistir até pelo menos o dia 8, com chuvas mal distribuídas. O Meio-Oeste também deve testar um mês quente, com pancadas de chuva intensas. No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical, que é uma fita de nuvens que se forma na região equatorial do planeta, trará chuvas elevadas no setentrião da região, enquanto o sul enfrentará calor intenso e prolongado.



Source link

Publicar comentário