CBF em crise: 19 federações cobram renovação e ignoram Ednaldo em documento
Manifesto assinado por presidentes de federações estaduais defende mudanças profundas na Confederação Brasileira de Futebol
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enfrenta um novo capítulo de instabilidade. Na última quinta-feira (15/5), 19 presidentes de federações estaduais divulgaram um manifesto conjunto pedindo “renovação” e “reformas” na entidade em seguida destituição do função do ex-presidente da entidade Ednaldo Rodrigues.
O documento, divulgado em meio a uma série de críticas à governo de Rodrigues, destaca a urgência de “transparência, modernização e maior participação dos clubes nas decisões da CBF”.
Veja as fotos
As seguintes federações não assinaram o documento: São Paulo, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Amapá e Mato Grosso.
O manifesto fala em reforma do calendário, arbitragem profissionalizada, gramados de qualidade, segurança nos estádios e competições nacionais fortalecidas. Ou por outra, renovação de ideias, práticas e de lideranças.
A carência do nome de Ednaldo Rodrigues no documento é interpretada uma vez que um sinal simples de que secção significativa das federações procura uma mudança na liderança da CBF, hoje comandada interinamente por Fernando Sarney que já convocou uma eleição emergencial. Rodrigues, que assumiu a presidência em 2021 em seguida o retiro de Rogério Mestiço, foi reeleito em 2025 com base unânime das 27 federações estaduais e dos 40 clubes das Séries A e B.
Até o momento, Ednaldo Rodrigues não se pronunciou oficialmente sobre o manifesto. Ele segue no Paraguai em reunião com integrantes da Fifa. Sua equipe de resguardo, por outro lado, já entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federalista (STF) e procura revogar a decisão que tirou toda a diretoria da CBF do comando através de um pedido de tutela de urgência.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Publicar comentário