Crise respiratória e transfusão agravam quadro de saúde de Papa Francisco, diz boletim
O sacerdote católico enfrenta pneumonia grave e recebe oxigênio de cume fluxo; prognóstico é reservado
O estado de saúde do Papa Francisco se agravou neste sábado (22/2), conforme divulgado por um novo boletim médico da Policlínica Gemelli, em Roma. Pela primeira vez em oito dias de internação, o quadro foi descrito porquê “crítico”. O pontífice, de 86 anos, foi hospitalizado devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões.
De convénio com o enviado, o Papa teve uma crise respiratória asmática prolongada e precisou de oxigênio de cume fluxo. Ou por outra, apresentou plaquetopenia (queda no número de plaquetas) associada a anemia, o que exigiu uma transfusão de sangue. Apesar do agravamento, o boletim afirma que Francisco permanece acordado e atilado, tendo pretérito o dia na poltrona, embora em exigência de maior sofrimento em confrontação ao dia anterior.
Veja as fotos
“Esta manhã, o papa teve uma longa crise respiratória, semelhante à asma, e precisou de oxigênio de cume fluxo. Os exames de sangue indicaram uma plaquetopenia, associada a uma anemia, que exigiu uma transfusão de sangue. O papa Francisco continua acordado e atilado, e passou o dia na poltrona, mesmo sofrendo mais do que ontem. No momento, o prognóstico é reservado”, diz a nota.
Especialistas consultados pelo Jornal Pátrio explicaram a sisudez da situação. Segundo a pneumologista brasileira Margareth Dalcuomo, o uso de oxigênio de cume fluxo indica um agravamento agudo do quadro respiratório, com premência de suporte supra de 10 litros por minuto. Já o pneumologista André Nathan Costa destacou que a plaquetopenia pode indicar um acometimento sistêmico mais grave, não restrito exclusivamente aos pulmões.
O Papa Francisco está internado desde a última sexta-feira (14/2). Embora não haja risco repentino de morte, o prognóstico permanece reservado. Neste domingo (23/2), ele participará da prece do Angelus exclusivamente por meio de um texto escrito, que será divulgado ao meio-dia no horário de Roma (8h em Brasília).
Publicar comentário