google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Entenda como aliança entre clubes pode redefinir sucessão na CBF

Entenda como aliança entre clubes pode redefinir sucessão na CBF


Grupos da Libra e da Liga Potente União discutem pedestal conjunto na eleição marcada para 25 de maio; federações estaduais ainda concentram maioria dos votos

Clubes integrantes da Libra e da Liga Potente União (LFU) discutem uma atuação conjunta na eleição presidencial da CBF, marcada para o próximo dia 25 de maio. As informações são da apuração do colunista Rodrigo Mattos, do UOL. A movimentação visa influenciar a sucessão de Ednaldo Rodrigues, ausente do função por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Segundo Mattos, representantes dos dois blocos se reuniram na última sexta-feira (16/5) para tratar do matéria. A proposta é buscar um nome de consenso entre os clubes para disputar o pleito. Se houver alinhamento entre as Séries A e B, os 60 votos de clubes no escola eleitoral podem formar um conjunto decisivo na escolha do novo presidente.

Veja as fotos

Reprodução

A Liga do Futebol Brasílio (Libra) se pronunciou sobre as falas racistas de Alejandro Domínguez. Flamengo é o único a não assinar a nota.Reprodução

Reprodução/cbf

Reprodução/cbf

Reprodução/cbf

Reprodução/cbf


“Com unidade, os clubes encaram com serenidade a situação da CBF. Unidos, entendemos que não seremos coadjuvantes e tanto Libra quanto a LFU continuarão imbuídas na formação da Liga única”, afirmou Julio Casares, presidente do São Paulo e da Libra.

Um dirigente de um clube da Libra afirmou não ter sido informado oficialmente sobre a fala conjunta, mas deixou evidente que não aceita a imposição de nomes por segmento das federações estaduais.

O prazo para o registro solene de chapas termina no início da próxima semana. Conforme determina o regime anterior da CBF — que continua em vigor depois decisão judicial —, são exigidas assinaturas de oito federações e cinco clubes para formalizar uma candidatura. O novo regime, que reduziria esse número para cinco federações, ainda não foi adotado oficialmente.

Atualmente, as federações estaduais somam 81 votos no escola eleitoral, o que mantém sua influência majoritária no processo, mesmo diante de um eventual alinhamento entre os clubes.

O debate sobre a formação de uma liga pátrio de clubes, tarifa que uniu Libra e LFU nos últimos meses, serve de tecido de fundo para a fala em torno da eleição da CBF. A definição das chapas ocorrerá nos próximos dias, e a expectativa é de que os clubes tentem exercitar um protagonismo inédito no processo.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora naVivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias



Source link

Publicar comentário