Evite furtos e golpes: confira 5 dicas para aproveitar a folia com segurança
Para um bom Carnaval, toda segurança é importante. Com a grande aglomeração de pessoas nas praias, nos bloquinhos de rua, trios elétricos, etc, os foliões podem ser um escopo fácil para golpistas e assaltantes, o que exige atenção e zelo redobrados nos dias de feriado. Confira 5 dicas para prometer um Carnaval seguro em 2025:
1 – Mantenha o celular e cartões muito escondidos
Praticamente tudo que temos está em nossos aparelhos celulares, desde fotos e redes sociais até o entrada as contas bancárias e cartões digitais, ou seja, é o escopo principal de ladrões. Na hora de esconder seu aparelho telefônico e seus cartões físicos, toda originalidade é muito vinda, esconder em bolsos falsos, dentro da roupa ou utilizar a clássica pochete, o importante é prometer que esses itens estejam muito grudados com você na folia. Ou por outra, zero de dar bobeira com o celular na mão na hora de fazer seus registros.
2 – Desabilite o pagamento por aproximação dos cartões físicos
O pagamento por aproximação pode ser um grande facilitador no dia-a-dia, mas a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) alerta os foliões para o chamado “golpe da maquininha no celular”. Alguns smartphones podem funcionar porquê uma maquininha de cartão, desta forma basta aproximar o celular do cartão de alguém no meio da aglomeração e o pagamento é efetuado, sem a urgência de digitar qualquer senha.
3 – Reduza o limite do PIX
Para prometer que suas contas bancárias estejam em segurança, mesmo que um tanto aconteça com seu celular, é importante limitar o valor quotidiano de transações via PIX. Se programe e estabeleça o valor necessário para se divertir, se locomover e para possíveis imprevistos, desta forma é provável evitar grandes prejuízos financeiros.
4 – De olho no cartão de crédito! Confira sempre se o nome no cartão é o seu
Outro golpe famoso é o “golpe da troca de cartão”, quando o vendedor observa enquanto o cliente digita a senha e troca aquele cartão rapidamente, distraindo a vítima, por outro cartão de crédito que não funciona. Com a senha decorada e o cartão da vítima em mãos, o golpe está feito. Uma dica extra para evitar esse golpe é prender o cartão em qualquer cordão e até mesmo personalizar ele, assim fica muito mais fácil reconhecer o seu no meio da povo.
5 – Compartilhe sua localização em tempo real com os amigos
Essa é uma função super importante dos celulares, com a localização em tempo real ativada e compartilhada entre seus amigos é provável prometer que ninguém vai se perder, aliás também dá para localizar seu celular em caso de rapinagem. Vai sozinho(a) pro bloquinho? Não tem problema, seus amigos continuam tendo entrada a sua localização.
Em caso de roubo ou perda de aparelho celular ou cartão, é importante bloquear o aparelho e/ou o cartão imediatamente e registrar um boletim de ocorrência. Dicas anotadas? Agora é só se fantasiar e ir pro bloquinho mais próximo de você!
Publicar comentário