Exame de papanicolau poderá ser feito em casa com dispositivo aprovado nos EUA
“O papanicolau ganhou um upgrade”: vistoria preventivo contra o cancro do pescoço do útero agora pode ser feito em mansão
Agora, imagine poder realizar o vistoria preventivo do cancro do pescoço do útero no conforto de mansão, sem a premência de uma visitante ao consultório médico? Essa é a proposta da Teal Health, que acaba de lançar um dispositivo de papanicolau de uso domiciliar, autenticado pela Food and Drug Administration (FDA), escritório federalista de saúde dos Estados Unidos.
Em suas redes sociais, a Teal Health anunciou que o vistoria de papanicolau ganhou um “upgrade” com a chegada do novo dispositivo e a aprovação da FDA. A empresa também divulgou imagens demonstrando porquê funciona o kit: ao realizar a compra, a mulher recebe uma caixa contendo o dispositivo e um manual de instruções.
Veja as fotos
O equipamento possui uma pequena esponja na ponta e deve ser inserido para coletar células do pescoço do útero, com o objetivo de identificar lesões precoces. Depois a coleta, o material é enviado de volta à empresa, que realiza a estudo laboratorial, eliminando, assim, a premência de uma visitante ao consultório médico e o uso do espéculo.
Apesar de varar a premência da visitante presencial ao consultório, a empresa ressalta que o uso do dispositivo não substitui o comitiva médico, necessário para o diagnóstico. Antes e depois da realização do vistoria, a paciente passa por uma consulta online, o que torna o processo mais alcançável, prático e dinâmico.
Outrossim, a FDA só liberou a venda do dispositivo depois de um estudo mostrar que fazer o vistoria em mansão é tão seguro e eficiente quanto fazê-lo no consultório. A pesquisa também revelou que a maioria das mulheres prefere fazer o teste em mansão e que, dessa forma, é mais provável que elas mantenham os exames preventivos em dia.
Publicar comentário