FIFA exclui CBF do Conselho da entidade após queda de Ednaldo. Argentina fica no lugar
Conmebol nomeia Claudio Tapia, presidente da AFA, para ocupar interinamente a vaga deixada pelo ex-dirigente da CBF no Parecer da entidade global
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) retirou do Brasil uma das vagas a que tem recta no Parecer da Fifa, principal instância decisória da entidade mundial. A mudança ocorreu depois a destituição de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, anunciada na última quinta-feira 15/5). O posto será ocupado, de forma interina, por Claudio Tapia, presidente da AFA (Associação de Futebol da Argentina).
O Parecer da Fifa é formado por 37 membros, sendo que os presidentes das seis confederações continentais têm assento reservado. Outrossim, há cadeiras adicionais que são preenchidas por indicação regional. A Conmebol conta atualmente com quatro representantes: além de Alejandro Domínguez, presidente da entidade e um dos vice-presidentes da Fifa, também integram o grupo María Sol Muñoz (Equador), Ignacio Alonso (Uruguai) e Ramón Jesurún (Colômbia). A vaga que estava com Ednaldo Rodrigues foi a quarta cadeira atribuída à América do Sul.
Veja as fotos
Segundo a Conmebol, Tapia assumirá a posição temporariamente para evitar que o posto fique vago. A definição do membro permanente será feita pela reunião da entidade sul-americana. O processo costuma ocorrer por consenso entre as associações nacionais, mas, em caso de múltiplas candidaturas, há previsão de votação.
A troca de nomes ocorre em meio à crise institucional vivida pela CBF. Posteriormente decisão da Justiça do Rio de Janeiro, Ednaldo foi distante da presidência e substituído de forma provisória por Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade.
Coube a Sarney convocar eleições para o próximo domingo, dia 26. O pleito terá exclusivamente um candidato: Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol.
Com escora de 25 federações estaduais e 10 clubes, Xaud foi o único a atingir o quórum necessário para registrar uma placa. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, chegou a anunciar candidatura, mas não obteve as oito federações exigidas, apesar de reunir escora de 30 clubes.
A saída de Ednaldo do Parecer da Fifa aconteceu poucos dias depois sua participação no Congresso da entidade, realizado na semana passada, em Assunção, no Paraguai. O dirigente ainda estava na capital paraguaia quando a decisão judicial brasileira que o afastava da presidência foi publicada.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse:https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Publicar comentário