Globo encurta “Três Graças” antes de estreia e próxima novela das nove terá 179 capítulos
A Mundo decidiu encurtar “Três Graças”, sua próxima romance das nove, que vai substituir “Vale Tudo” a partir de outubro. A equipe da trama recebeu nesta semana um transmitido solene da direção informando que a romance terá 179 capítulos — uma redução de aproximadamente três semanas no cronograma inicialmente previsto.
O e-mail enviado à produção foi objetivo: “Pessoal, nossa romance foi encurtada e terá 179 capítulos. Com isso, reduzimos em 3 semanas o nosso cronograma de exibição e produção. Qualquer incerteza, estamos por cá.”
O golpe labareda atenção e reforça um movimento que vem ganhando força na emissora: a procura por novelas das nove mais curtas e diretas, acompanhando as mudanças no modo de consumo do público e tentando manter a audiência engajada até o término.
Para efeito de verificação, “Mania de Você” — exibida entre 2024 e 2025 — terminou recentemente, em março, com 173 capítulos. Antes dela, “Renascer”, outro remake, foi ao ar entre 2024 e também contou com aproximadamente 197 capítulos. Já “Terreno e Paixão” foi exibida entre 2023 e 2024, com 221 capítulos, seguindo o padrão tradicional de folhetins longos.
A princípio, “Vale Tudo” terá 175 capítulos se terminar mesmo no dia 17 de outubro. Você leu cá que a Mundo estuda encurtar ainda mais o remake escrito por Manuela Dias para ter somente 155 episódios, mas zero disso foi confirmado.
Nos bastidores, o encurtamento da romance de Aguinaldo Silva é visto porquê secção de uma estratégia da Mundo para se apropriar às mudanças no comportamento do público. O padrão clássico de novelas das nove — frequentemente se estendendo por mais de 8 meses — vem sendo questionado, mormente diante da concorrência com o streaming e do consumo mais fragmentado.
Ao reduzir a duração, a emissora procura fabricar narrativas mais enxutas, evitando o prolongamento excessivo das tramas e apostando em histórias mais concentradas e atrativas. Outrossim, o ajuste oferece maior flexibilidade para lançamentos e adequações na grade de programação.
Publicar comentário