Globo exige que afialiadas apaguem imagem de Bocardi, após demissão polêmica
A exoneração de Bocardi não só gerou uma vaga de especulações porquê também abalou os bastidores da Orbe
Rodrigo Bocardi, ex-âncora do Bom Dia São Paulo, se tornou o meio de uma polêmica interna dentro da Orbe, sendo agora considerado o “inimigo número 1” da emissora. A exoneração repentina do jornalista, anunciada na noite de quinta-feira (30/1), não só pegou a todos de surpresa porquê também desencadeou uma ação inédita por secção da Orbe. As informações são do colunista Gabriel Perline.
Na manhã seguinte à exoneração de Bocardi, a chefia do Jornalismo da emissora disparou um enviado urgente a todas as suas afiliadas com instruções claras: varar qualquer menção ao nome e à imagem de Rodrigo Bocardi da programação. A mensagem, enviada para as filiadas de todo o país, pedia que fossem retiradas imediatamente todas as chamadas promocionais que mencionassem o ex-apresentador, que também fazia entradas diárias no Bom Dia Brasil.
O enviado, obtido pela pilar, foi direto: “Por obséquio, alertem suas equipes para que não programem nenhuma peça que tenha imagem do Rodrigo Bocardi. Fiquem atentos”. Com isso, a emissora passou a dar ordens explícitas para que as peças promocionais que faziam referência ao jornalista fossem retiradas da programação até o final do dia 31 de janeiro.
Veja as fotos
A exoneração de Bocardi não só gerou uma vaga de especulações porquê também abalou os bastidores da Orbe. Em seguida mais de 10 anos de curso na emissora, sendo um dos rostos mais conhecidos do Jornalismo, a saída de Bocardi foi vista porquê um choque, principalmente por sua trajetória consolidada avante do Bom Dia São Paulo.
A Orbe, em sua nota solene, explicou que a decisão foi tomada devido ao descumprimento de normas éticas estabelecidas pelo departamento de Compliance da emissora. No entanto, a emissora fez questão de não fornecer mais detalhes sobre as razões que levaram à sua exoneração, o que gerou ainda mais questionamentos sobre o real motivo por trás da decisão.
A nota se limitou a informar que, a partir de 31 de janeiro, a jornalista Sabina Simonato assumirá interinamente o comando do Bom Dia São Paulo, sem qualquer menção à trajetória de Bocardi ou agradecimentos pelo tempo de serviço prestado.
Enquanto isso, o ex-apresentador permanece em silêncio, e as especulações sobre o motivo de sua saída continuam a se multiplicar.
Conflito de interesses e assédio moral estão entre os motivos da exoneração
Amizade com políticos
A celebração de um natalício que reuniu políticos na morada do prefeito recém-eleito de Mongaguá (SP), Paulo Wiazowski Fruto (PP), o Paulinho, é o principal sinal da exoneração de Rodrigo Bocardi da Orbe.
Em novembro de 2024, poucos dias depois as eleições, o jornalista participou da comemoração que teve repercussão lugar e registros em fotos espalhadas pelas redes sociais dos convidados.
Bocardi colocava jornalistas da Orbe para treinar clientes de sua empresa
O portal LeoDias descobriu mais um dos detalhes que podem ter levado a demissão de Rodrigo Bocardi da TV Orbe. Nossa reportagem teve chegada a uma planilha de um evento organizado pela Red Bull o qual a empresa do jornalista foi contratada para prestar consultoria a atletas da marca. Dentre os convidados a prestar consultoria estão alguns jornalistas do Grupo Orbe que, depois o auxílio, chegaram a entrevistar atletas envolvidos no evento em programas da emissora.
Dentre os nomes chamados para o evento estão Glenda Kozlowski, logo apresentadora do Esporte Espetacular, e Pedro Bassan, logo repórter de esportes do Grupo Orbe, e atualmente no Jornal Pátrio. O próprio Bocardi prestou algumas consultorias no evento.
Leny Kyrillos, logo fonoaudióloga da Orbe, também foi contratada pela empresa para realizar consultoria aos atletas. Nomes fortes da RedBull e do mercado porquê Mauro Bedaque, Gustavo Miller, Marcelo Maragni e Flavia Vendramin também constam na lista.
Pessoas ouvidas pelo colunista Flávio Ricco, do portal LeoDias, nos bastidores do Jornalismo da Orbe falam que a exoneração de Rodrigo Bocardi, anunciada hoje, envolveu incidente de assédio moral.
São muitos os comentários nos bastidores da morada, em São Paulo, nesse sentido. A pilar está tentando ouvir o próprio Bocardi sobre o ponto.
O traje de ser uma decisão do compliance, mas não colocar a razão verdadeira, também dá margem a diferentes interpretações.
O que acaba não sendo lítico para ninguém. Veja o enviado distribuído pela Orbe sobre o caso:
Publicar comentário