Incêndio em fábrica de fantasias no Rio deixa 10 feridos em estado grave
Na manhã desta quarta-feira (12/2), um incêndio de grandes proporções atingiu a Maximus Confecções, localizada no bairro de Ramos, na Zona Setentrião do Rio de Janeiro. A fábrica, especializada na produção de fantasias para escolas de samba das divisões de entrada, sofreu perdas irreparáveis, e o presidente da LigaRJ, Hugo Júnior, afirmou que “tudo indica que a perda de material foi totalidade”.
O incêndio deixou pelo menos 21 vítimas, sendo que 10 delas em estado grave. A maioria dos feridos sofreu queimaduras nas vias aéreas devido à inalação de fumaça. As equipes de emergência conseguiram controlar o incêndio, e por volta das 10h20, não havia mais fumaça visível no quarteirão. No entanto, antes disso, as chamas se alastraram para prédios residenciais vizinhos, gerando ainda mais risco para a espaço. A Resguardo Social Municipal alertou sobre o risco de desabamento do galpão.
Veja as fotos
A 21ª DP (Bonsucesso) abriu investigação para apurar as causas do incêndio. De concordância com o Corpo de Bombeiros, a fábrica apresentava documentação irregular, e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) se comprometeu a investigar as condições de trabalho no lugar.
Com turnos de trabalho que operavam 24 horas por dia para atender a grande demanda de fantasias para o Carnaval, tapume de 100 aderecistas revezavam-se na fábrica, e muitos chegavam a dormir nos ateliês devido à subida trouxa de trabalho.
A Maximus Confecções, que também produzia camisas de alas e fardas para as forças de segurança do Rio de Janeiro, era a principal fornecedora de fantasias para escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães. Escolas uma vez que o Poderio Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte confirmaram que toda a sua produção para o Carnaval deste ano estava no galpão atingido pelas chamas.
Os feridos estão sendo atendidos em diversos hospitais da cidade. Até o momento, 10 vítimas foram levadas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, sendo 8 em estado grave. Outras 4 pessoas foram encaminhadas para o Hospital Souza Aguiar, 2 delas em estado grave. Aliás, 2 vítimas estão na Coordenação de Emergência Regional (CER) da Ilhota, 3 no Hospital Federalista de Bonsucesso e 2 no Hospital Municipal Salso Fruto.
Publicar comentário