Janja antecipa viagem a Moscou e cumpre agenda oficial no país antes de Lula
Janja cumpre compromissos diplomáticos e culturais em Moscou antes da chegada do marido
Janja da Silva já está em Moscou para executar uma série de compromissos oficiais antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital russa. A primeira-dama desembarcou na cidade no dia 3 de maio e tem programadas diversas atividades até o dia 8, quando Lula se junta à comitiva brasileira para participar da cerimônia em celebração aos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial.
Veja as fotos
De concórdia com informações do Palácio do Planalto, Janja iniciou sua agenda neste sábado (4/05), com visitante ao Kremlin, às 11h10 do horário lugar. A programação inclui encontros com representantes da comunidade brasileira na Rússia, professores e estudantes de português, além de participação em eventos voltados à Associação Global contra a Miséria e a Pobreza — proposta lançada por Lula durante a presidência do G20 e promovida pela primeira-dama.
Em nota solene, o Planalto destacou que as atividades de Janja priorizam áreas de cooperação entre Brasil e Rússia, porquê ensino e cultura. “Tendo em vista a relação entre Rússia e Brasil, com importantes acordos de cooperação na superfície de ensino e cultura, Janja focará as agendas nesses temas, além da Associação Global Contra a Miséria e a Pobreza”, informou o enviado.
A visitante de Janja à Rússia ocorre em meio a maior transparência sobre seus compromissos internacionais. Posteriormente críticas durante sua viagem ao Japão, em março, por não vulgarizar a agenda com antecedência, o governo passou a publicar suas atividades oficiais desde 25 de abril. Além da programação em Moscou, Janja também irá a São Petersburgo, onde terá encontros com estudantes e professores universitários e visitará espaços culturais porquê o Teatro Mariinsky.
A agenda inclui visitas a locais históricos e culturais da Rússia, porquê a Livraria de Literatura Estrangeira, o Museu Hermitage e o Teatro Bolshoi. A assessoria da primeira-dama destacou que o Brasil é o único país fora da Rússia com uma filial da escola do Teatro Bolshoi. A partir da chegada de Lula, em 8 de maio, Janja acompanhará o presidente em todos os compromissos oficiais durante a estadia na Rússia.
Publicar comentário