Lady Gaga em Copacabana: Entenda impacto do megashow para setor de eventos brasileiro
O Portal LeoDias explica uma vez que o mercado de shows, entretenimento e turismo irá reagir a novidade vaga de eventos gratuitos
Desde que Lady Gaga confirmou o megashow gratuito na praia no Rio de Janeiro no dia 3 de maio, a procura, e os preços, por hotéis e passagens na capital carioca disparou. E não unicamente para os fãs e turistas, mas também para as marcas que passaram a disputar um espaço na divulgação desse megaevento. E, além de tudo, o “Efeito Gaga” não vai finalizar quando a diva pop trovar a última música na praia de Copacabana.
O portal LeoDias te explica uma vez que esse efeito não é unicamente uma consequência passageira da vinda da diva pop ao Brasil, mas uma verosímil tendência que poderá ditar o setor de shows e eventos no país pelos próximos anos.
Veja as fotos
O portal LeoDias conversou com o produtor e professor de gestão de mega eventos da ESPM Marcelo Flores, que disse assim uma vez que ele, o restante do mercado , está vendo com bons olhos o show gratuito de Gaga no Brasil.
Segundo Flores, casos de sucesso uma vez que os shows gratuitos em Copacabana de Rolling Stones, em 2006, Madonna, em 2024, e agora Lady Gaga validam uma novidade tendência: a democratização do entrada à cultura e a procura do público por uma oferta de experiências.
A procura por experiências
”Eu vejo com muitos bons olhos essa decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro de fabricar essa oportunidade das pessoas terem entrada a um grande show sem remunerar ingressos. E ela toma essa decisão logicamente se baseando na força do artista, e na atratividade que isso vai ter para os patrocinadores”, diz professor.
”As pessoas estão cada vez mais pensando em uma vez que vão investir seus recursos para se divertir. Logo a gente vê um desenvolvimento muito grande no Brasil, e no mundo, cada vez mais de ofertas que não ofereçam unicamente grandes shows, por exemplo, mas por experiências e projetos imersivos que façam valer a pena o investimento de verba e tempo, O quê, simples, para as marcas também é muito importante”, explica.
Benefícios a longo prazo
Para Flores, o sucesso do show de Madonna e a expectativa para o sucesso do show de Lady Gaga pode trazer duas boas notícia: chances de mais shows gratuitos no país; e a possibilidade de mais artistas internacionais trazerem suas turnês para o Brasil.
“Quando mais artistas forem e quanto melhor for o resultado em termos de público, em consumo e participação na cidade, mais chances de outros show e eventos acontecerem”, afirma Flores.
“Porque quando fazemos uma proposta a um artista dos Estados Unidos ou da Ásia estamos concorrendo com outras propostas ao volta do mundo. Logo o artista precisa estimar e ver que um show em determinada localidade do Brasil vai ser mais vantajoso que fazer um show privado para um sheik em Dubai, por exemplo. Logo por isso é muito importantes termos essas experiências passadas e também o aporte das prefeituras e das grandes marcas para fazer isso ocorrer”, conclui.
E mesmo que a “Mãe dos Monstros” ainda não esteja nas areais brasileiras, o efeito desse e dos outros megashows brasileiros já está sendo observada. O projeto Todo Mundo no Rio, que trouxe Gaga, já anunciou que terá mais atrações internacionais para os próximos quatro anos.
Outrossim, artistas uma vez que Olívia Rodrigo e Mariah Carey já estão com passagem comprada para shows em Curitiba e Belém, o que foge do tradicional giro Rio-São Paulo.
E outros grandes nomes, uma vez que Billie Eilish e o grupo de K-Pop BLACKPINK também estão sendo cotadas pela prelo brasileira para trazerem suas turnês ao país.
Publicar comentário