google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

LGBTQIA+, imigrantes e costumes: o que pensa o Papa Leão XIV sobre questões polêmicas

LGBTQIA+, imigrantes e costumes: o que pensa o Papa Leão XIV sobre questões polêmicas


Robert Francis Prevost é o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja Católica Apostólica Romana

Em seguida pouco mais de um dia, habemus papam! O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi anunciado na Basílica de São Pedro como o novo Papa Leão XIV. De perfil mais desempenado ao Papa Francisco, Prevost é considerado da risca progressista da Igreja. No entanto, ao longo dos anos, mostrou posições mais conservadores se comparadas a Francisco, principalmente em relação às questões LGBTQIA+.

É dito por muitos uma vez que um “meio termo” entre os debates conservadores e o progressistas da Igreja Católica Apostólica Romana. Vale primar que Prevost se expôs muito pouco ao longo dos anos e deu pouquíssimas entrevistas ao longo de sua trajetória até o papado.

Veja as fotos

Foto: Franco Origlia

Robert Francis Prevost foi eleito uma vez que o 267º papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIVFoto: Franco Origlia

w8R8JPYr images

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.35.28 1

WhatsApp Image 2025 05 08 at 14.35.28

GettyImages 2212121081

C8IAccD0 images 1

Trump se pronuncia sobre anúncio do novo Papa (Reprodução/X)

Trump se pronuncia sobre proclamação do novo Papa (Reprodução/X)Trump se pronuncia sobre proclamação do novo Papa (Reprodução/X)


Questões LGBTQIA+ 

Em contraste a Francisco, Leão XIV já se mostrou contrário a debates sobre gênero e já chegou a acusar a “mídia ocidental” de promover o “estilo de vida homossexual”. Em um exposição feito para bispos em 2012, enfatizou ser contrário a tal exposição e ainda apontou que tais práticas estariam em “desacordo com o evangelho”.

Leão XIV também foi contra um projecto do governo de Chiclayo, no Perú, onde foi sacerdote durante anos, para debater questões de gêneros nas escolas.

Questões de imigração

Muito se debateu a influência de Donald Trump no Conclave e no pedestal do presidente norte-americano Timothy Dolan, de perfil conservador, e que estaria desempenado ao governante dos Estados Unidos com questões de imigração.

Apesar de ser conterrâneo de Trump, Prevost em zero tem a ver com a resguardo de limites imigratórios para refugiados. Quando Cardeal no Perú, Leão XIV foi publicado por prestar pedestal a refugiados do regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

Oposição a Trump

Desde a reeleição de Donald Trump, Leão XIV promoveu críticas a questão imigratórias. Em fevereiro, em sua conta no X, o logo cardeal compartilho um item escrito no “Catholic Reporter”, escrito pela jornalista Kat Armas, direcionou uma sátira direta ao vice-presidente JD Vance.

“JD Vance está falso: Jesus não pede para que nós ranquemos o paixão pelos outros”, escreveu Prevost em sua rede social. Em abril deste ano, Leão XIV compartilhou uma publicação feita pelo jornalista e blogueiro católico Rocco Palma, ao qual evidencia a fala de um residente americano, oriundo de El Salvador, que havia sido deportado em sátira a Trump e Nayib Bukele, presidente do país centro-americano.

Combate ao autoritarismo 

Apesar de nascido nos Estados Unidos, Prevost tem uma profunda relação com a América Latina, tendo vivido mais de 40 anos no Perú. Além de ajudar refugiados venezuelas, também se destacou por cobrar desculpas públicas do governo dominador de Alberto Fujimori pelas injustiças cometidas ao longo do regime entre 1990 e 2000.

Risca agostiana

Além do primeiro norte-americano, Prevost também é o primeiro Papa pertencente a Ordem de Santo Agostinho. Os agostinianos são reconhecidos por promover a vida em comunidade e promover votos de pobreza.

Diferenças com Francisco

Em seu exposição, Leão XIV evidenciou a prestígio do papel de Papa Francisco para a fé e a Igreja Católica. No entanto, possui diferenças importantes. Dissemelhante do falecido Papa, Prevost é reconhecido por ser uma figura que “aparece menos”. Dissemelhante de Francisco, Leão XIV aceitou as vestes oficiais em seu exposição uma vez que novo papa.





Source link

Publicar comentário