Lúpus: Conheça celebridades que convivem com a doença autoimune e incurável
No ano pretérito, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que considera o lúpus eritematoso sistêmico porquê deficiência para todos os efeitos legais
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica que pode se manifestar de diferentes formas no organização. Em quadros mais graves e sem tratamento adequado, pode até ser inevitável. Celebridades porquê Lady Gaga, Selena Gomez e outras personalidades conhecidas lidam com essa quesito que, até hoje, não tem tratamento.
Nos últimos anos, graças à visibilidade dessas figuras públicas, o tema tem ganhado mais espaço nas redes e na mídia. Com suas vozes influentes, artistas têm usado suas plataformas para conscientizar o público sobre a influência do diagnóstico precoce e dos cuidados constantes que o lúpus exige.
Veja as fotos
Selena Gomez
Diagnosticada com lúpus em 2015, aos 21 anos, Selena Gomez passou por um transplante de rim depois complicações da doença. Desde logo, a cantora e atriz tem vivido com os efeitos colaterais de medicamentos contínuos. Em resposta a críticas sobre sua aspecto, Selena foi às redes sociais explicar que as mudanças físicas fazem segmento do tratamento, reforçando que cuidar da saúde é sua prioridade.
Astrid Fontenelle
A jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle recebeu o diagnóstico de lúpus em 2012. A doença afetou seriamente seus rins, pulmões e articulações. Mesmo em remissão, ela segue uma rotina rigorosa de cuidados e séquito médico. Astrid compartilha sua experiência nas redes sociais porquê forma de alertar e informar outras pessoas sobre os desafios dessa quesito.
Lady Gaga
Em 2010, Lady Gaga revelou, durante uma entrevista com Larry King, que foi diagnosticada com lúpus, embora não apresente sintomas ativos. A artista explicou que a doença é hereditária em sua família. Em 2017, a cantora que esteve no Brasil recentemente, também tornou pública sua luta contra a fibromialgia, uma quesito crônica que provoca dores generalizadas. No documentário da Netflix “Gaga: Five Foot Two”, a cantora mostra os bastidores de sua rotina com as dores e dificuldades causadas pela doença.
Seal
O cantor britânico Seal convive com o lúpus eritematoso discóide (DLE), uma forma da doença que afeta a pele. As cicatrizes em seu rosto, marca registrada do artista, são resultado das lesões causadas pela quesito. Ele começou a manifestar os primeiros sinais da doença aos 21 anos.
As formas de sintoma do lúpus
O lúpus pode surgir de quatro maneiras distintas, com causas e características específicas. Conheça as principais formas de combinação com o Ministério da Saúde:
- Lúpus Discoide: afeta exclusivamente a pele, causando lesões avermelhadas que variam em tamanho, formato e coloração, geralmente no rosto, pele viloso e nuca.
- Lúpus Sistêmico: é o tipo mais geral e pode variar de ligeiro a grave. Nesse caso, o corpo sofre inflamações em diversos órgãos e sistemas, porquê rins, pulmões, coração, sangue e articulações. Pacientes com lúpus discoide também podem desenvolver o tipo sistêmico com o tempo.
- Lúpus induzido por drogas: ocorre devido à reação do organização a determinadas substâncias presentes em medicamentos. Porém os sintomas costumam desvanecer com a interrupção do uso da substância.
- Lúpus neonatal: forma rara que acomete recém-nascidos de mães com lúpus. Os bebês podem apresentar erupções cutâneas, alterações no fígado e relato baixa de células sanguíneas, mas esses sintomas geralmente somem depois os primeiros meses de vida.
Publicar comentário