Mão-pé-boca: conheça a doença viral que atingiu Viih Tube e seus filhos
Viih Tube pegou os seguidores de surpresa nesta terça-feira (6/5), depois revelar que ela e os filhos, Lua, 2 anos, e Ravi, de cinco meses, foram diagnosticados com a doença da mão-pé-boca. Conforme explica a odontopediatra Ilana Marques ao portal LeoDias, essa virose é generalidade, mas que exige atenção reduplicado dos papais e mamães dos pequenos.
“É uma exigência altamente contagiosa, que se manifesta com lesões dolorosas na boca, pés e mãos, além de sintomas porquê febre e mal-estar. As lesões podem dificultar a sustento e, em casos graves, até mesmo a ingestão de líquidos”, explica.
Veja as fotos
De concordância com a perito, o próprio organização consegue combater em até 15 dias da doença, que recebe esse nome pela forma de contaminação: contato com pessoas, provisões ou objetos contaminados.
Os sintomas, no entanto, podem originar bastante desconforto e mal-estar e, em casos mais graves, levar à desidratação ou infecções bacterianas secundárias. “Se não tratada adequadamente, pode possuir a urgência de internação para hidratação intravenosa e uso de antibióticos”, alerta.
Segundo Ilana, os principais sintomas da doença mão-pé-boca são:
- Febre e sensação de mal-estar;
- Vômitos e diarreia em alguns casos;
- Bolhas vermelhas na boca, língua, pés, mãos, braços e pernas; e
- Lesões na região genital, em casos menos comuns.
Por término, a perito Ilana reforça que, devido à semelhança com aftas, muitos podem ultimar menosprezando a doença, que exige um profissional qualificado para um diagnóstico e tratamentos corretos.
“Os pais devem permanecer atentos, pois essa é uma doença contagiosa que motivo bastante desconforto. Identificar os sintomas precocemente evita complicações”, conclui.
Publicar comentário