google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Metástase óssea: especialista explica diagnóstico de câncer que atingiu Joe Biden

Metástase óssea: especialista explica diagnóstico de câncer que atingiu Joe Biden


O ex-presidente dos Estados Unidos, de 82 anos, revelou que está com tumor maligno na próstata

No último domingo (18/5), o ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, revelou que foi diagnosticado com cancro de próstata com metástase nos ossos, em seguida apresentar sintomas urinários crescentes. Para entender o grave caso de Biden, o portal LeoDias procurou um técnico no tema.

O doutor Jorge Abssamra Rebento, oncologista do Hospital Santa Clara, explicou o que é uma metástase óssea, uma vez que a diagnosticada em Biden: “É quando o cancro se espalha da próstata para os ossos. As células cancerígenas viajam pela manante sanguínea ou pelos vasos linfáticos e se alojam no osso, formando lesões metastáticas. Isso pode motivar dor óssea e risco de fraturas”, esclareceu.

 

Veja as fotos

Joe Biden (Reprodução/Divulgação)

Joe Biden (Reprodução/Divulgação)Joe Biden (Reprodução/Divulgação)

Foto/Instagram/Divulgação

“Perversão Original” revela bastidores da campanha de BidenFoto/Instagram/Divulgação

Reprodução / Instagram

Joe Biden ao lado da esposa, Jill, em publicação nas redesReprodução / Instagram

Reprodução / Somodevilla/Getty Images

Reprodução / Somodevilla/Getty Images


Segundo divulgado pela equipe do ex-presidente, “o cancro parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficiente”. O técnico esclareceu que isso é padrão em cânceres de próstata avançados, uma vez que o de Biden.

“Significa que o cancro cresce estimulado pela testosterona, o principal hormônio masculino. Enquanto o tumor for sensível a hormônios, ele responde muito à castração química (bloqueio da testosterona) ou à orquiectomia (retirada dos testículos). Esse é o padrão inicial de quase todos os cânceres de próstata avançados. Com o tempo, alguns tumores podem se tornar resistentes à castração, passando a crescer mesmo sem testosterona”, disse o médico.

De conciliação com um porta-voz do ex-presidente dos Estados Unidos, ele não fazia exames de próstata desde 2014, o que pode ter ajudado no estágio avançado do cancro. Desta forma, o oncologista ressalta a prestígio da rápida identificação da doença.

“Não há uma prevenção absoluta, mas é provável reduzir riscos e detectar precocemente com exames de rotina. Homens a partir dos 50 anos realizar séquito periódico com o urologista ou com história familiar de cancro ou afrodescentes a partir dos 45 anos. Isso implica concluir que o presidente Biden não fazia os exames habituais necessários”, afirma.

Alguns hábitos podem contribuir para o estilo de vida saudável:

  • Dieta rica em vegetais, frutas, óleo, castanhas, peixe e fibras.
  • Inferior consumo de carnes processadas, gorduras saturadas e açúcares.
  • Prática regular de exercícios físicos.
  • Controle de peso (obesidade aumenta risco de cancro hostil).
  • Evitar tabagismo e álcool em excesso.



Source link

Publicar comentário