Novo papa: votação que elegeu Leão XIV foi a 3ª mais rápida dos últimos 86 anos
Robert Francis Prevost foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais e é o sucessor do papa Francisco
A tão aguardada fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina às 13h09 (horário de Brasília), desta quinta-feira (8/5), e marcou a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo papa, logo no segundo dia conclave. Desta forma, a votação de 2025 se tornou uma das mais rápidas dos últimos 86 anos na história da Igreja Católica, empatando com a de 1978, que elegeu o papa João Paulo I, e de 2005, que escolheu o papa Bento XVI.
Robert Francis Prevost será espargido a partir de agora uma vez que papa Leão XIV e foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais presentes no conclave, na Catedral de São Pedro, no Vaticano, para ser o sucessor do papa Francisco.
Veja as fotos
O nome do novo papa foi divulgado na quarta votação, no segundo dia de reuniões. Essa foi a decisão mais rápida desde 1939, empatando somente com o de 1978, que elegeu o papa João Paulo I, e de 2005 que escolheu o papa Bento XVI. Assim uma vez que eles, Francisco também foi eleito no segundo dia, em 2013, mas necessitou de cinco votações.
Robert Francis nasceu nos Estados Unidos e tem 69 anos. Ele se tornou o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. Ou por outra, também é o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
Apesar da origem, o papa Leão XIV construiu grande secção de sua trajetória religiosa na América Latina, mormente no Peru. Antes de ser nomeado uma vez que líder da Igreja Católica, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação de bispos, e presidente da Percentagem Pontifícia para a América Latina.
Publicar comentário