Prefeitura do Rio anuncia compra da casa de “Ainda Estou Aqui” após vitória no Oscar
Eduardo Paes declarou que a morada onde o filme foi filmado celebrará Eunice Paiva e as Fernandas — Torres e Montenegro
Prefeitura do Rio anunciou a compra do imóvel onde foi gravado “Ainda Estou Cá”, filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. A residência, localizada no bairro da Urca, será transformada na Morada do Cinema Brasílio, um espaço devotado à memória do longa-metragem e à história do cinema pátrio.
Veja as fotos
O prefeito Eduardo Paes divulgou a decisão nesta segunda-feira (3) por meio das redes sociais. Ele explicou que a morada será um sítio de preservação da história de Eunice Paiva e sua família. “Hoje sairá publicado em Quotidiano Solene Extra da Prefeitura do Rio que decidimos comprar/desapropriar e transformar o imóvel do filme ‘Ainda Estou Cá’ na Morada do Cinema Brasílio. Vamos tornar público e transfixar para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos da premiação. Faremos da morada onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela – Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, escreveu no X (idoso Twitter).
“O público ainda poderá saber a história do Brasil no Oscar em exposições interativas. Ali também funcionará a novidade sede da Rio Film Commission estimulando mais produções do cinema brasílio e premiações internacionais. E pra não deixar dúvidas: a Morada do Cinema Brasílio vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar cá? Nós vamos sorrir”, finalizou Paes, citando uma risco famosa do roteiro do longa.
A residência, de 600 metros quadrados, estava à venda por R$ 15 milhões. Localizada no intercepção das ruas Roquete Pinto e João Luiz Alves, a morada atraiu turistas em seguida o sucesso do filme. Sua arquitetura, que remete às décadas de 1970, foi um dos fatores que levaram à escolha do sítio para as filmagens da obra dirigida por Walter Salles. Em janeiro, o portal LeoDias visitou o imóvel e deu detalhes exclusivos sobre o local.
“Ainda Estou Cá” fez história ao se tornar o primeiro filme brasílio a vencer um Oscar. O longa também concorreu a outras categorias, porquê Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Filme, mas não levou as estatuetas. O grande vencedor da noite foi “Anora”, que rendeu o prêmio de atuação para Mikey Madison.
Com a transformação do imóvel em museu, visitantes poderão saber mais sobre a trajetória do Brasil no Oscar e explorar exposições interativas sobre o cinema pátrio. A iniciativa procura fortalecer a cultura cinematográfica e solidar a presença do país em premiações internacionais.
A Prefeitura do Rio ainda não divulgou o prazo para a desfecho do projeto, mas reforçou o compromisso de tornar o espaço alcançável ao público.
Publicar comentário