Saiba como é o carro moderno e sustentável que vai transportar o papa Leão XIV
O papa Leão XIV passa a usar um papamóvel elétrico, moderno e feito sob medida para seus compromissos no Vaticano
O papa Leão XIV vai rodear em um sege dissemelhante: moderno, tristonho e movido a eletricidade. O novo papamóvel é um Mercedes-Benz Classe G 580 EQ, um jipe de luxo que foi ajustado principalmente para o uso no Vaticano. Com visual elegante e pleno de tecnologia, o veículo une tradição e inovação nos deslocamentos do pontífice.
O padrão foi encomendado ainda no pontificado anterior, sob a gestão de Francisco, e entregue à Santa Sé no final de 2024. Desde logo, permaneceu reservado, com uso restringido, aguardando o novo ocupante da cátedra de Pedro.
Veja as fotos
Feito para o papa
O papamóvel foi fabricado na Alemanha e depois recebeu modificações na Itália para se ajustar às necessidades do papa. Algumas mudanças foram feitas para manter o estilo tradicional, uma vez que a pintura perolizada e o assento médio proeminente, que ajuda o pontífice a ser visto com mais facilidade pelos fiéis durante os eventos.
Também foi instalada uma cobertura para protegê-lo da chuva e uma porta traseira mais larga, pensada principalmente porque, na estação da entrega, o papa Francisco usava cadeira de rodas. O sege ainda mantém a tradicional placa “SCV 1”, usada nos veículos do director de Estado do Vaticano.
Elétrico e potente
Apesar de ter um uso mais simbólico e cerimonial, o novo papamóvel impressiona pela potência. O sege tem quatro motores elétricos, um em cada roda e chega a 587 cavalos. Mesmo sendo capaz de apressar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, dificilmente isso será necessário nas ruas do Vaticano.
Outro ponto importante é a autonomia: o veículo pode rodar até 473 quilômetros com uma única fardo. Ele também consegue enfrentar terrenos mais difíceis, uma vez que estradas de terreno ou áreas irregulares, se for preciso.
A troca do papamóvel faz secção de um projecto maior do Vaticano, que quer transformar toda a sua frota de veículos em carros elétricos até 2030. Hoje, ainda existem alguns modelos a esbraseamento circulando, mas muitos já foram substituídos por carros uma vez que o Volkswagen ID.3, que já são usados em áreas internas da cidade-estado.
Publicar comentário