google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Saiba quais grandes nomes da cultura brasileira inspiram os desfiles do Carnaval de 2026

Saiba quais grandes nomes da cultura brasileira inspiram os desfiles do Carnaval de 2026


Mocidade Independente de Padre Miguel lidera o Carnaval 2026 homenageando Rita Lee, com outras escolas também exaltando grandes nomes da cultura brasileira

Em 2026, a Marquês de Sapucaí vai se transformar em um grande palco para homenagear artistas que ajudaram a redigir a história da cultura brasileira. Nomes que viraram lendas e que agora ganham homenagens nos sambas-enredo.

Cada escola escolheu um nome. Cada nome carrega um legado. E cada legado será descrito em versos, fantasias e muita emoção.

Veja as fotos

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram


Veja quem são os artistas que terão sua história cantada por milhares de vozes no Carnaval 2026:

Rita Lee – Mocidade Independente de Padre Miguel

“Rita Lee, a padroeira da liberdade” será o grito de guerra da Mocidade no próximo ano. A escola de Padre Miguel vai vestir a Sapucaí com as cores da rebeldia e da originalidade para homenagear a roqueira que deixou seu legado na música.

O desfile irá abordar a revolução músico, estética e comportamental promovida por Rita, que faleceu em 2023. A proposta do carnavalesco Renato Lage é transformar a Sapucaí em um tributo à ousadia e à autenticidade da rainha do rock vernáculo.

 

Ney Matogrosso – Imperatriz Leopoldinense

 Ney Matogrosso será o enredo da Imperatriz Leopoldinense em um desfile que pretende transcrever em parábola o que ele representa: transgressão, venustidade e liberdade.

Aos 84 anos, Ney será festejado em vida por uma escola que já coleciona nove títulos no Grupo Próprio. O carnavalesco Leandro Vieira promete um desfile que mistura música, e ousadia, trazendo à tona a estética e influência do artista que desafiou gêneros e padrões.

 

Heitor dos Prazeres – Unidos de Vila Isabel 

A azul e branca de Noel Rosa volta seu olhar para o pretérito com o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”, que homenageia o multiartista Heitor dos Prazeres.

Cantor, compositor, pintor e figura meão na instauração das primeiras escolas de samba do país, Heitor será lembrado por seu legado artístico e cultural. A Vila Isabel promete reviver a conexão entre África e Brasil através das cores, dos sons e dos sonhos de Heitor.

 

Rosa Magalhães – Acadêmicos do Salgueiro

A maior campeã da história do Sambódromo também será tema de enredo no Carnaval 2026. Rosa Magalhães, falecida em 2024, será reverenciada pelo Salgueiro com o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha susto de feitiçeira, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”.

Artista plástica, professora, cenógrafa e figurinista, Rosa marcou o Carnaval com desfiles memoráveis, enredos lúdicos e riqueza estética. A escolha do Salgueiro, escola onde ela estreou uma vez que carnavalesca, traz ainda uma classe de memória afetiva e reconhecimento à sua história. 

 



Source link

Publicar comentário