Saiba quais são os nomes cotados para assumir CBF no lugar de Ednaldo
Em seguida queda de Ednaldo Rodrigues, dois nomes começam a lucrar força nos bastidores da CBF
A cadeira da presidência da CBF nem esfriou e duas candidaturas já começam a ganhar força para as eleições emergenciais da entidade para o próximo dia 25 de maio. Duas candidaturas já começam a lucrar corpo para assumir o lugar que até a última quinta-feira (15/5) era ocupado por Ednaldo Rodrigues. São eles: Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF); e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). O Portal LeoDias te explica o cenário político.
Em seguida a saída de Ednaldo, dois “blocos” se formaram na entidade. Um deles, mais numeroso, chefiado pelas 19 federações signatárias do manifesto que pede mais “transparência e profissionalismo”, ao qual Samir Xaud, representa, e outro por Reinaldo Carneiro Bastos, que representa federações que não assinaram o documento e com esteio político de clubes poderosos.
Enquanto o primeiro conjunto, representado por Xaud, visa manter as estruturas de poder e regimento da CBF, o segundo procura mudar de vez a forma uma vez que a entidade funciona.
Veja as fotos
Quem é Samir Xaud?
“Novato” no meio do futebol, Samir Xaud é fruto do atual presidente da FRF, que comanda a federação há 40 anos. Com 41 anos de idade, Xaud é visto uma vez que um nome jovem para assumir a CBF e é bem por 19 das 27 federações estaduais.
O dirigente foi eleito neste ano para assumir a FRF a partir de 2027, no entanto, caso seja eleito presidente da CBF não irá assumir o missão. Além de dar seus primeiros passos uma vez que dirigente esportivo, Xaud é médico infectologista, com especialidade em medicina esportiva.
Perguntado sobre o dirigente, o interventor da CBF, Fernando Sarney o elogiou: “Não posso manifestar que não conheço. É um ótimo nome, gente boa”, disse em entrevista ao Estadão.
Quem é Reinaldo Carneiro?
Por trás da federação estadual mais poderosa do futebol brasiliano, Reinaldo Carneiro Bastos é visto uma vez que um nome que agrada os clubes e pode ser o “candidato” das ligas que compõem o futebol brasiliano: a LIBRA e a LFU.
Além dos clubes, o dirigente também receberia o esteio das oito federações que não assinaram ao manifesto na noite de ontem: São Paulo, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Amapá e Mato Grosso.
Nomes que correm por fora
Além dos citados, há pelo menos dois outros nomes especulados para assumir a entidade: eles são Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) e o próprio interventor, Fernando Sarney.
De convenção com pessoas ouvidas pelo Portal LeoDias, Lopes é uma das figuras com maior poder político no futebol brasiliano, mas não possui o interesse de assumir a CBF. Ele estaria por trás da fala para colocar Xaud na presidência da entidade.
Já Fernando Sarney é visto uma vez que uma figura muito relacionada em todas as esferas políticas do futebol. Rebento do ex-presidente da Repúlica José Sarney, o dirigente também possui boa fala nas esferas fora do futebol. No entanto, ele próprio se colocou unicamente uma vez que “temporário”. No entanto, caso falte consenso nas eleições da CBF que prometem ser as mais disputadas da histórias, o dirigente pode lucrar força uma vez que uma “terceira via”.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Publicar comentário