google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Senado tem 55 pedidos de impeachment contra ministros do STF

Senado tem 55 pedidos de impeachment contra ministros do STF


Flávio Dino, recém-chegado à Golpe, é o objectivo mais recente; Moraes lidera em número de representações

O Senado Federalista acumula 55 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federalista (STF). A mais recente dessas solicitações foi feita pelo deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o ministro Flávio Dino. Segundo o parlamentar, Dino teria feito comentários com tom político durante uma lição inicial em uma universidade de São Luís (MA).

Na ocasião, o ministro citou a possibilidade de uma “placa imbatível” para disputar as eleições para o governo do Maranhão em 2026. Ele mencionou os nomes do atual vice-governador Felipe Camarão (PT) e da professora Teresa Helena Barros uma vez que possíveis candidatos. Para Nikolas, a fala representa envolvimento direto na política eleitoral, o que, segundo ele, não seria permitido a um integrante da Suprema Golpe.

Veja as fotos

Flávio Dino (Foto: Reprodução/Internet)

Flávio Dino (Foto: Reprodução/Internet)

Reprodução: TV Justiça

Alexandre de Moraes, ministro do STFReprodução: TV Justiça

Reprodução/Agência Brasil

Dino manda suspender pagamento emendas da saúde ao explorar irregularidadesReprodução/Filial Brasil

Reprodução: YouTube/TV Justiça

Alexandre de Moraes foi o relatorReprodução: YouTube/TV Justiça

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Ministro Alexandre de Moraes, objectivo do grupo criminosoFoto: Igo Estrela/Metrópoles


Esse novo pedido se soma a outros que ainda aguardam decisão. Quem tem a responsabilidade de explorar e dar curso ou arquivar as denúncias é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Quem são os ministros mais citados

O ministro Alexandre de Moraes é o que mais recebeu pedidos de impeachment até agora: são 28 no totalidade. Em segundo lugar, está o atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com 16 pedidos. Outros ministros também são citados: Gilmar Mendes (5), Dias Toffoli (3), Cármen Lúcia (3), Edson Fachin (2) e Luiz Fux (1).

Alguns pedidos envolvem mais de um ministro ao mesmo tempo. Em 2021, por exemplo, houve até uma solicitação que pedia o retraimento de todos os ministros do STF. Um dos documentos protocolados sequer especifica o nome do ministro a ser investigado.

Porquê funciona o processo

Qualquer pessoa pode apresentar um pedido de impeachment contra um ministro do STF, não precisa ser político. Depois de protocolado no Senado, o documento passa primeiro por uma estudo técnica feita pela Advocacia da Vivenda. Em seguida, cabe à presidência do Senado deliberar se o caso segue adiante ou é arquivado.

Se o pedido for aceito, é criada uma percentagem privativo para discutir o caso. Os senadores analisam documentos, ouvem defesas e, por termo, votam em plenário para deliberar o horizonte da denúncia.

Enquanto essa decisão não é tomada, os pedidos continuam em tramitação. Só em 2025, oito novos pedidos já foram protocolados. A maior secção das denúncias foi apresentada nos últimos anos, durante a gestão do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que resistiu à pressão para pautar esses processos, com o argumento de evitar um confronto entre os Poderes.

 



Source link

Publicar comentário