google.com, pub-1419914821759137, DIRECT, f08c47fec0942fa0
×

Veja conversa entre controladores de voo e helicóptero antes de colisão com avião nos EUA

Veja conversa entre controladores de voo e helicóptero antes de colisão com avião nos EUA


Em razão do acidente, todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas no Aeroporto Ronald Reagan

Na noite de quarta-feira (29/1), um acidente aéreo envolvendo um avião mercantil e um helicóptero militar ocorreu em Washington D.C., nos Estados Unidos. O incidente aconteceu por volta das 21h, horário lugar, ou 23h em Brasília, e as gravações de áudio do controle de tráfico alheado documentaram os momentos que antecederam a colisão.

De concórdia com as autoridades, o avião estava transportando 60 passageiros e quatro tripulantes, enquanto o helicóptero carregava três soldados. A colisão ocorreu nas proximidades do Aeroporto Ronald Reagan, que opera principalmente voos domésticos.

Veja as fotos

Reprodução/Foto: Kevin Wolf/AP

Reprodução/Foto: Kevin Wolf/AP

Reprodução/Foto: AP Photo/Alex Brandon

Reprodução/Foto: AP Photo/Alex Brandon

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução


Leia Também

Equipes de resgate, utilizando botes e helicópteros, foram enviadas para o Rio Potomac, perto do lugar onde a aeroplano teria tombado. Até o fechamento desta reportagem, a prelo americana relatou a recuperação de 19 corpos, sem registro de sobreviventes até aquele momento.

O áudio obtido pela sucursal Reuters do LiveATC.net, uma manadeira confiável para gravações de tráfico alheado, registrou a notícia final entre a tripulação do helicóptero, identificado uma vez que PAT25, e o controle de tráfico alheado antes da colisão com o jato Bombardier CRJ700. 

“PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe detrás do CRJ”, foi a orientação dada por um controlador às 20h47, no horário lugar.

Logo em seguida, outra aeroplano comunicou ao controle de tráfico alheado: “Tower, você viu isso?” — aparentemente se referindo ao momento da colisão. Em resposta, o controlador direcionou outras aeronaves a realizarem manobras de perímetro.

A explosão causada pelo impacto aconteceu sobre o rio Potomac, nas proximidades do aeroporto. 

“Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três”, disse um controlador, indicando a sisudez da situação. Outro controlador comentou: “Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a 33. Vamos parar as operações por tempo indeterminado”. 

Em seguida, foi ouvido: “Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio”. “Provavelmente estava no meio do rio”, complementou. Outro controlador relatou: “Eu só vi uma esfera de queima e depois desapareceu. Não vi mais zero desde que eles atingiram o rio. Mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram”.

Segundo a sucursal de notícias Associated Press (AP), o helicóptero estava em uma missão de treinamento no momento do acidente.

Pouco antes de tentar aterrissar, o avião envolvido no acidente, um Bombardier CRJ700, estava a poucos metros da pista. Leste padrão de jato é utilizado para voos regionais e tem capacidade para 65 passageiros. A aeroplano, pertencente à American Airlines, partiu de Wichita, Kansas, com fado a Washington D.C. A companhia confirmou que o avião envolvido era da sua frota, e afirmou que fará uma enunciação mal tiver mais informações sobre o ocorrido.

O helicóptero envolvido no acidente era um Sikorsky UH-60 Black Hawk, utilizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. O Tropa informou que nenhum solene sênior estava a bordo no momento da colisão.

Em razão do acidente, todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas no Aeroporto Ronald Reagan, que está situado a exclusivamente 6 km do meio de Washington, D.C., onde fica a Morada Branca.



Source link

Publicar comentário