Vitória nos bastidores: clubes brasileiros vencem City por jato executivo
Flamengo, Palmeiras e Fluminense fretaram mesmo jato executivo por R$ 6 milhões cada e garantiram conforto totalidade rumo aos Estados Unidos
Os clubes brasileiros Flamengo, Palmeiras e Fluminense dividiram uma mesma avião de luxo para o deslocamento até os Estados Unidos, onde disputarão o novo Mundial de Clubes da FIFA. A operação logística envolveu um Boeing com 82 assentos executivos — todos conversíveis em camas — contratado junto a uma empresa norte-americana especializada em voos fretados. O dispêndio de ida e volta chega a aproximadamente R$ 6 milhões por clube.
A organização da viagem começou com o Fluminense, que embarcou no último dia 6, saindo do Rio de Janeiro rumo a Colúmbia, na Carolina do Sul. O mesmo avião retornou ao Brasil para buscar o Palmeiras em São Paulo e seguir para Greensboro, na Carolina do Setentrião, na segunda-feira (9/6). Por termo, o Flamengo embarcará na noite desta quarta-feira (11/6), com rumo a Atlantic City, em Novidade Jersey.
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A escolha pelo avião fretado de supino padrão foi motivada pelo libido dos clubes de reduzirem o desgaste físico dos atletas posteriormente longas horas de voo. O planejamento exigiu antecipação. No caso do Fluminense, por exemplo, a viagem precoce teve uma vez que justificativa a urgência de “encaixar” o uso da avião antes dos outros compromissos agendados. Segundo fontes ligadas aos clubes, o conforto da delegação foi prioridade generalidade a todos.
A logística dos brasileiros envolveu, ainda, concorrência com clubes europeus. O Manchester City chegou a provar interesse em utilizar a mesma avião. No entanto, a empresa optou por fechar o pacote com os clubes do Brasil. A avaliação foi de que, ao atender Flamengo, Palmeiras e Fluminense em sequência, o contrato renderia mais do que um único trecho transatlântico com os ingleses.
A FIFA destina tapume de R$ 2,2 milhões por clube para despesas de deslocamento, cobrindo até 55 passagens em classe executiva. O excedente, incluindo os custos com fretamento e comodidades adicionais, foi bancado diretamente por cada um dos clubes brasileiros envolvidos.
Botafogo escolhe rota independente
Diferentemente dos demais, o Botafogo optou por não integrar o convénio logístico com as três equipes. Depois dificuldades enfrentadas na viagem para a Despensa Intercontinental em Doha, quando utilizou uma avião do New England Patriots, o clube contratou um novo serviço de fretamento junto à National Airlines.
O time embarcou no último domingo (8/6) em um Airbus com 294 lugares, sendo 49 deles na classe econômica premium. A delegação viajou até Los Angeles e, de lá, seguiu por transporte terrestre até a cidade de Santa Bárbara, na Califórnia, onde ficará hospedada durante a primeira tempo do Mundial.
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