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YouTube reúne artistas brasileiras em imersão para impulsionar vozes femininas na música

YouTube reúne artistas brasileiras em imersão para impulsionar vozes femininas na música


Evento Amplify-Her, realizado no escritório do Google em São Paulo, apresentou dados, estratégias e ferramentas da plataforma

Nessa segunda-feira (16/6), o escritório do Google em São Paulo foi palco da primeira edição brasileira do Amplify-Her, iniciativa educacional promovida pelo YouTube para fortalecer a presença e a trajetória de artistas femininas emergentes da música pátrio. O portal LeoDias esteve presente no evento, que reuniu tapume de 60 cantoras e empresárias do setor músico em uma programação voltada ao compartilhamento de dados, estratégias digitais e boas práticas para ampliar o alcance e o engajamento no envolvente do dedo.

Ao longo do dia, as participantes mergulharam em temas uma vez que gestão de canais oficiais, otimização de teor, uso estratégico do YouTube Shorts e estudo aprofundada por meio do YouTube Analytics para Artistas, utensílio exclusiva para canais oficiais. O objetivo foi evidente: munir as profissionais com ferramentas práticas para que possam expandir suas comunidades de fãs e solidar suas carreiras dentro e fora do Brasil.

Veja as fotos

Foto: Heloísa Cipriano/Portal LeoDias

Evento reuniu várias artistas brasileiras em momento dinâmicoFoto: Heloísa Cipriano/Portal LeoDias

Foto: Heloísa Cipriano/Portal LeoDias

Evento reuniu várias artistas brasileiras em momento dinâmicoFoto: Heloísa Cipriano/Portal LeoDias

Reprodução

Logo do evento Amplify Her, do YouTubeReprodução

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Logo do evento Foundry, do YouTubeReprodução


Durante o evento, Sandra Jimenez, diretora de música para América Latina e Estados Unidos no YouTube, conversou com exclusividade com o portal LeoDias e explicou o propósito da mergulho: “Essa é mais do que uma vontade; é um propósito. Evidente que a gente cuida de todos os os nossos artistas com muito carinho, com muito zelo, mas a gente sentiu que precisávamos ter uma uma iniciativa focada nas novas artistas, dando oportunidades, educando na plataforma… No sentido de conhecimento, de conexão de melhores práticas, também delas terem a oportunidade de encontrarem outras pessoas na mesma situação que elas, nos momentos de curso que elas para desenvolver essa jornada”, contou ela.

Segundo Jimenez, a curadoria das participantes envolveu uma chamada ensejo para gravadoras, distribuidoras e parceiros independentes, além da identificação de talentos que se destacaram organicamente na plataforma; principalmente no Shorts. A executiva também revelou que essa edição brasileira é segmento de uma série de encontros em diferentes países da América Latina e que o programa pode se tornar global até o término do ano.

“Nós temos duas iniciativas que lançamos recentemente e trouxemos novamente pro Brasil esse ano. Uma delas é o Foundry, onde a gente identifica artistas que são independentes no início de curso e a gente investe um valor para ela desenvolver a sua curso, por exemplo, Marina Sena participou. Portanto, a gente tem esse foco de fomentar essa novidade leva de artistas para desenvolvimento de curso”, destacou a diretora de música.

Um dos temas mais discutidos ao longo do dia foi o papel do fandom na curso artística. Dados apresentados mostraram que 84% das pessoas se consideram fãs de um pouco ou alguém, com perfis variados que vão dos casuais aos “fãs profissionais”. O YouTube destacou uma vez que essa evolução do comportamento dos fãs pode ser usada de forma estratégica por artistas para engajamento e alcance.

Novas ferramentas no YouTube

Outro ponto de destaque foi a promessa de novidades na espaço de colaborações entre artistas. Segundo Sandra, o YouTube deve lançar ainda em 2025 uma novidade utensílio de collab, que permitirá notificações cruzadas entre públicos de diferentes canais, ampliando o impacto de vídeos colaborativos. “Vai liberar uma novidade muito lítico que eu não sei se posso dar muitos detalhes que a gente ainda não lançou, mas a gente tem uma utensílio que vai facilitar muito que os assinantes dos canais de ambos os artistas que fazem collab sejam notificados que existe essa coleta”, afirmou.

O Amplify-Her se soma a outras frentes do YouTube voltadas à formação de novos talentos no Brasil, uma vez que os programas F.A.M.E. (Fundo de Esteio a Músicos Emergentes) e Foundry, que oferecem suporte financeiro e estratégico para artistas independentes.

Exemplo de destaque do evento é a artista Ana Laura Lopes, que viralizou com a música “Fantasma”. Ela é uma das apostas recentes da plataforma e fará segmento de uma ação próprio na Times Square, em Novidade York, uma vez que segmento das iniciativas de projeção internacional promovidas pelo YouTube.

Participaram do evento as artistas: Allana Macedo, Projéctil Rosa, Ciça Moreira, Amabbi, Bruna Magalhães, Afreekassia, Boombeat, Clara Valverde, Dani Buarque, Débora Buzas, Elaine Bragga, Elana Dara, Flavia K, Gabi (Gabi e Rapha), Bela Maria, Ariah, Torya, JUYÈ, Karen Jonz, Laura Santos, Katy na Voz, LEOA, MC Mary Maii, Bizay, Mariana Fagundes, Milena, Pina, Milena, Monica Casagrande, Niina, Paola Carla, Poly Mulato, Raissa Fayet, Raphaela (Gabi & Rapha), Sam Bechara, Thaís Macedo, Juma, Emilly Barreto, Clara Lima e Leticia Menezes e Isa Buzzi.



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